A orientação é para que os responsáveis por animais domésticos fiquem atentos aos sintomas
Foto: Ilustrativa
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RO) confirma o registro do primeiro caso de Leishmania infantum em um cão residente de Porto Velho, diagnosticado por PCR realizado pela Fiocruz-RO. Um segundo cão, assintomático, também apresentou sorologia reagente e aguarda confirmação.
A Leishmaniose Visceral Canina é uma zoonose de alta relevância para a saúde pública. Casos suspeitos ou confirmados devem ser notificados imediatamente à Unidade de Vigilância em Zoonoses para que as medidas de controle sejam adotadas.
O CRMV-RO reforça a importância da atenção redobrada dos médicos-veterinários na identificação precoce e orientação adequada aos tutores.
A orientação é para que os responsáveis por animais domésticos fiquem atentos aos sintomas que incluem: emagrecimento, quedas de pelo, lesões de pele, apatia, febre irregular e crescimento exagerado das unhas.
A leishmaniose visceral canina (LVC) é uma doença grave e fatal, causada pelo protozoário Leishmania infantum. A transmissão é pela picada de fêmeas infectadas do mosquito palha (Flebótomo).

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!