Envelhecendo
O Brasil já foi considerado um país de jovens, mas as coisas mudaram e rápido. O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), feito em 2022, apresentou um cenário em que o país deu um pulo rumo ao envelhecimento. Em comparação com censos anteriores, foi o maior salto nesse quesito. A idade média da população passou de 29 anos em 2010, para 35 anos em 2022. Além disso, as mulheres são maioria dos moradores do país, são 100 mulheres para cada 94 homens.
Urgência
Esses números mostram que a população está vivendo mais e que o país precisa se preparar para essa nova realidade que só tende a se tornar ainda mais constante. As pessoas estão vivendo mais e, com isso, aumentam os gastos com saúde, o que sobrecarrega o sistema de saúde pública. Paralelo a isso, as famílias precisam encarar as necessidades dos idosos e toda a logística e gastos que exige. Os filhos precisam se aproximar mais dos pais e contribuírem com os cuidados e atenção a essas pessoas que, por muito tempo, deram o melhor para cuidar das suas crias. Já os governos em todos os níveis se faz urgente criar mecanismos de apoio aos idosos com políticas públicas voltadas para essa parcela da sociedade. É muito trabalho, não é uma tarefa fácil, mas é necessário que se discuta esse tema.
Muito Triste
A morte do garoto Talison Vínicius de Jesus(foto abaixo), na última quinta-feira(09), no Condomínio Porto Madeiro III, no bairro Socialista, em Porto Velho, causou comoção na cidade. Ele foi alvejado com um disparo na nuca que atravessou um dos olhos. O tiro que acertou o menino foi disparado por homens que estavam em uma moto e um carro e passaram atirando a esmo, no momento em que crianças brincavam na rua. Até o momento, não foram localizados os autores de mais essa barbárie na capital, que teve como palco os condomínios populares de nossa cidade.
Solução?
Infelizmente, bandidos estão dominando essas áreas deixando trabalhadores e as famílias reféns do terror. Logo após o crime as forças de segurança pública entraram em campo para solucionar o assassinato. A questão é que essas ações, necessárias, não resolvem totalmente a questão da violência em nossa cidade, é preciso pensar em soluções mais eficazes, em especial, voltadas para os jovens que são facilmente recrutados pelas facções criminosas que atuam em nosso Estado. O que fazer? Não temos a resposta, mas que precisa ser pensada com urgência, precisa. Deixamos aqui, os nossos sentimentos aos familiares do pequeno Talison!
Pais não conversam
Falando em jovens, essa semana no Programa Conexão Rondoniavivo, foram entrevistados os sócios educadores Douglas Viana e Daniel Queiroz(foto). Eles trabalham com jovens delinquentes e estão lançando o Projeto Conscientiza para estudantes de nossa cidade. Durante a conversa com o jornalista Ivan Frazão, uma observação deles sobre os jovens que vão para o sistema prisional chamou a atenção. Segundo os dois, a maioria desses garotos dizem que sentem falta do diálogo com os pais. “Na rua, tem muita gente ruim com tempo para conversar com esses meninos”, alertaram. A entrevista pode ser conferida nesse
link.
De Rondônia
O projeto Somos+Vip Horta Solidária desenvolvido no Centro Comunitário da Vila Princesa, foi um dos seis vencedores do Prêmio Nacional do Pacto Contra a Fome. A ação foi uma iniciativa da Associação de Resgate da Dignidade Humana (ARDH) e contou com o patrocínio do Banco da Amazônia. De acordo com Mário Côrtes, organizador do projeto, o objetivo é melhorar as condições de vida dos moradores da região. O projeto capacitou mais de 50 moradores da Vila Princesa, com cursos somando 52 horas de duração, que foram oferecidos pelos parceiros Senar-RO e Instituto Sicoob. Parabéns aos responsáveis pela iniciativa, prêmio merecido!
Orgulho delas
Já que o assunto é agricultura, Rondônia também fez bonito quando o assunto é café. Nosso Estado venceu o concurso “Florada Premiada”, 2ª edição Canephora 2023. O prêmio é uma realização da indústria de café em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), voltado para as mulheres produtoras de café. Do primeiro ao terceiro lugar só deu as agricultoras rondonienses, que deixaram para trás concorrentes de Minas Gerais e Espírito Santo. As vencedoras são: 1º lugar: Lúcia Helena, Novo Horizonte; 2º lugar: Nicole Nedel, Nova Brasilândia; e 3º lugar: Celeste Suruí, Cacoal. A entrega dos prêmios aconteceu na última sexta-feira(10), no encerramento da Semana Internacional do Café, realizada em Minas Gerais.
Luíz Paulo
Um pouco mais sobre agricultura, que é o principal carro chefe da economia de nosso Estado, esta semana o secretário estadual de Agricultura, Luíz Paulo(foto). Na conversa com o jornalista Ivan Frazão, ele falou sobre a pujança da agricultura feita em Rondônia, em relação aos demais Estados do país. Disse também como estão os preparativos para a Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná, entre outros assuntos. Confira a conversa no
link .
Lamentável
Tem coisas que a gente fica pensando como pode isso acontecer?! Estamos nos referindo a situação vexatória que a jornalista Iule Vargas teve que enfrentar ao tentar pegar um veículo de aplicativo da empresa Urbano Norte. Ela que está passando por um problema na perna e não consegue dobrar o joelho, ao tentar entrar no carro não foi permitido embarcar no banco da frente do veículo e ainda teve que ouvir as grosserias da motorista. Agora que esse absurdo veio à tona, outras histórias escabrosas envolvendo motoristas de aplicativo, em especial mulheres, começam a aparecer. Claro que não são todos, mas pela quantidade de histórias, é uma parcela considerável da categoria que não respeita os clientes. O pior, a empresa, ao que tudo indica, ignora essa situação. Lamentável! Força, Iule!
Avenida Calama
A avenida Calama, na capital, entre as ruas João Goulart e Salgado Filho, ganhou uma lombada eletrônica. Os motoristas precisam ficar atentos. A avenida Calama está servindo de laboratório para a prefeitura testar algumas mudanças no trânsito na Zona Norte da cidade. Todos os dias, entre 06:30 e 08:30, a via se torna mão única, sentido bairro-centro. Muita gente não tem visto qualquer vantagem nessa modificação. Inclusive, já tem comerciantes reclamando, de que o movimento diminuiu com essa alteração no fluxo de trânsito. É um caso a se pensar, assim como os técnicos da prefeitura deveriam analisar a mudança que fizeram na Campo Sales, que antes era possível a partir da 7 de Setembro, ir até o Aeroporto Jorge Teixeira. Para quem mora nos bairros Olaria e outros no trajeto da via, não foi vista qualquer vantagem.
R$ 48 milhões
Um muro de R$ 48 milhões será construído em Porto Velho. O local da obra será a Penitenciária Federal de Porto Velho. Segundo fontes, o presídio deverá se tornar ainda mais seguro e, praticamente, impossível haver fugas. Será considerada uma das prisões mais seguras do mundo. Uma Alcatraz rondoniense! As obras começam em dezembro e devem durar 18 meses.
Preocupação

Nessa penitenciária já ficaram presos de alta periculosidade e famosos, como Marcola, líder do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital(PCC). Os servidores estão vendo a situação com um misto de alegria e preocupação. De um lado, dará mais segurança para eles e por outro, incertezas. Isso porque, segundo apurou a coluna, a ideia é que venham para esse presídio os detentos mais perigosos do país, ou seja, os chefes de facções criminosas, que hoje estão nas penitenciárias federais de Brasília, Mossoró(Rio Grande do Norte), Catanduvas(Paraná) e Campo Grande(Mato Grosso do Sul). Assim, ao serem transferidos para cumprir as penas em nosso Estado, é esperado que membros da facção também venham acompanhando o chefe e se alojem na cidade. Aí, é que mora o perigo para a segurança pública estadual e a população. Com o fim das obras de construção da muralha, Brasília se tornaria um presídio para abrigar apenas os bolsonaristas envolvidos no quebra-quebra do 8 de janeiro. Tanta coisa para se fazer em Rondônia e vão trazer logo isso!
Mulheres Negras
Acontece nesse sábado(11), a partir das 18:30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, a entrega do Prêmio “Mulheres Negras Que Escreveram Histórias”. Essa é a segunda edição, e visa homenagear as mulheres negras que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento de nosso Estado. Uma bela iniciativa que merece todo o nosso apoio. Parabéns às agraciadas e a todos os envolvidos e envolvidas.
Exposição
A Casa da Cultura Ivan Marrocos, localizada no centro de Porto Velho, em frente à Praça das Três Caixa D’Água, no bairro Caiari, está com uma exposição conjunta do escultor Homero Santos e do artista plástico Enrique Landa. Eles têm como fonte de inspiração a floresta amazônica, os animais, as plantas e todos os que habitam a região. A exposição se chama “Bicho Solto”. Uma excelente pedida para levar a família para conhecer um pouco da arte feita em Rondônia. Não perde!
Rondônia em Fotos
Agora, a Coluna Semanal terá uma foto retratando Porto Velho e Rondônia, em diferentes momentos. Elas fazem parte do acervo do pesquisador Anderson Leno, que possui um rico acervo fotográfico de nossa história. As imagens também podem ser vistas na página Retratos da História, no Facebook! A primeira fotografia(acima) mostra a antiga Loja de Serviços da Teleron, que se localizava na esquina da avenida Rogério Weber com a rua Dom Pedro II, no centro da capital. Hoje é um terreno baldio.