UNIRON: Acadêmicos de Engenharia Civil apresentaram TCC

Trabalhos desenvolvidos superaram as expectativas

UNIRON: Acadêmicos de Engenharia Civil apresentaram TCC

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

No final do mês de novembro ocorreram as apresentações do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, do curso de Engenharia Civil da UNIRON. Os encontros ocorreram de forma virtual, através da Plataforma Collaborate e contaram com banca examinadora composta por docentes com expertise nos assuntos apresentados.

Por conta do nível apresentado, foram escolhidos 2 trabalhos com qualidade acima da média e com assuntos relevantes. Os acadêmicos Bruna Gomes Naujalis, Gustavo Araújo dos Santos, foram os agraciados.

 

 

A jovem Bruna, que aos 23 anos, está concluindo o curso, optou pelo tema “Recuperação de Áreas Degradadas pela Disposição de Resíduos Sólidos Urbanos: Possível solução para a área do lixão da Vila Princesa em Porto Velho/RO”.

 
A obra científica abordou sobre uma possível solução para a área citada acima, que vem sofrendo pela degradação ocasionada pela utilização inadequada daquele ambiente desde 1990.
 
Conforme Gomes afirma, “tive o interesse muito grande pela área de saneamento básico por conta de disciplina cursada no decorrer do curso. Hoje, sinto que consegui colocar na prática o conhecimento adquirido, baseado nas questões científicas. No início, me senti desafiada, e embora durante o desenvolvimento do TCC tenha tido desconforto por conta da problemática existente no ambiente pesquisado, me mantive sempre segura. Com certeza, tenho a sensação de dever cumprido. Aproveito para agradecer o apoio do meu orientador, Professor César Luiz da Silva Guimarães”.
 
 
 
 
 
 
Já o portovelhense Gustavo Araújo, desenvolveu seu TCC com o assunto “Lei de Benford na Perícia em Orçamentos e Licitações de Obras.
 
O referido artigo focou na importância da perícia para auxiliar em julgamentos e como apoio na área da construção civil, visto que é uma importante ferramenta. A Lei de Benford auxilia, através dos critérios matemáticos para a detecção de anomalias em uma sequência numérica, indicando erros e fraudes.
 
De acordo com o filho predileto do Coronel da Reserva Genivaldo, “escolhi esse assunto, pois sou entusiasta da matemática. E sempre quis utilizar esta ciência para melhorar a área da Engenharia. Quando estudei a respeito da Lei de Benford, logo quis conhecer os fundamentos da mesma e saber se é seguro a sua aplicação. Meu objetivo foi criar uma ferramenta para dar mais acurácia nos orçamentos. Cabe ressaltar que o produto desenvolvido pode ser aplicado em quaisquer áreas que envolvam números”.
 
Araújo agradece a Deus, aos seus pais Genivaldo e Giselle, por sempre acreditarem nele e a orientadora, Professora Simony Freitas de Menezes pelo apoio no desenvolvimento do TCC.
 
Kênia Vitor da Paixão, que coordena o curso de Engenharia Civil na UNIRON, parabeniza os acadêmicos e fica feliz pelos resultados obtidos por ambos. Para a coordenadora, “isso é resultado da parceria existente entre os docentes e discentes. Tenho certeza que o maior vitorioso é a sociedade que ganhará com a formação de profissionais com qualidade”.
 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS