EXPECTATIVA: Porto Velho prepara recuperação da economia para fase pós-pandemia

A Prefeitura mapeia setores que têm potencial para crescer com rapidez e força

EXPECTATIVA: Porto Velho prepara recuperação da economia para fase pós-pandemia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

 

Preocupado com a retomada do crescimento econômico de Porto Velho, o prefeito Hildon Chaves aponta que a melhoria no ambiente de negócios, com apoio ao empreendedorismo e simplificação de alguns procedimentos, será importante para que o município retome com rapidez e vigor o desenvolvimento no período que virá, após a pandemia da Covid-19.
 
De acordo com a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, segmentos como turismo de pesca, agricultura e pecuária são alguns dos mais promissores.
 
“O turismo de pesca é um exemplo do que pode ser mais explorado. Este segmento já foi trabalhado na gestão anterior do prefeito Hildon Chaves. Está paralisado, neste momento, por causa da pandemia”, explica Marcelo Thomé. A perspectiva, entretanto, é que quando as atividades cotidianas forem retomadas haverá espaço para avançar ainda mais.
 
Outro segmento importante para a economia do município é a agricultura, que tem crescido independente da pandemia. Segundo Marcelo Thomé, o entorno de Porto Velho produz cada vez mais soja e outros grãos. “E ainda temos o maior rebanho bovino do estado”, acrescenta.
 
OFERTA
 
Para o presidente da Agência de Desenvolvimento, o setor de serviços também é importante nesta observação. A capital tem oferta ampla na área educacional e de saúde.
 
Uma iniciativa que pode contribuir para fortalecer as ações da Prefeitura de Porto Velho voltadas para a retomada da economia no período pós-pandemia no município é o programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae Rondônia, que foi apresentada recentemente pelo diretor superintendente do Sebrae Rondônia, Daniel Pereira, junto com a equipe técnica do Sebrae, a Marcelo Thomé e à secretária Rosineide Kempim, da Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc).
 
“A iniciativa reúne ações que o Sebrae tem nos seus portfólios e são voltadas para o apoio à gestão pública no desenvolvimento do empreendedorismo nos municípios com visão de expansão”, explica Thomé, que vê ações convergentes com as da Prefeitura de Porto Velho em procedimentos previstos no programa.
 
A Prefeitura já atua, por exemplo, para ouvir os setores econômicos da cidade para entender o que podemos fazer para preparar a cidade para o momento de pós-pandemia e permitir que a retomada econômica seja mais rápida. Isto estamos fazendo”, aponta ele.
 
EMPREENDEDORISMO
 
O programa Cidade Empreendedora também tem foco no comportamento do servidor público ante o empreendedorismo. Há eixos que atuam para ampliar a base de arrecadação e tirar da informalidade pessoas que têm potencial para crescer. “Estas ações tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios, ajudar a cidade a se preparar para apoiar a iniciativa privada e o desenvolvimento dos negócios”, diz Marcelo Thomé.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS