A Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde Lucinete Maria Melo Souza “Netinha”, procurada por este site informou que Secretaria de Saúde está tomando todas as providências necessárias no acompanhamento e investigação do caso.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria Municipal de Saúde investiga o primeiro caso suspeito de microcefalia relacionado ao Zika vírus no município de Jaru, a transmissão a gestante pode ter ocorrido no quinto mês de gestação, porém a doença só foi detectada dias após o nascimento do bebê, por uma clínica particular..jpg)
A Secretaria Estadual de Saúde foi notificada e comunicou o caso ao município.
A Coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Saúde Lucinete Maria Melo Souza “Netinha”, procurada por este site informou que Secretaria de Saúde está tomando todas as providências necessárias no acompanhamento e investigação do caso. Segundo Netinha, os relatos da mãe da criança indicam uma possível contaminação pelo vírus Zika durante a gravidez. Ela teria procurado o Hospital Municipal após apresentar febre, dores pelo corpo e erupções na pele, sintomas comuns em pessoas infectadas, na ocasião a mãe possuía suspeitas de estar com Zika, porém o médico que lhe atendeu diagnosticou sua enfermidade como uma alergia.
A criança que é uma menina, atualmente com quase três meses, apresentou nos primeiros dias de vida problemas de saúde, sendo levada pelos pais a clinica Mater Dei, a enfermeira que lhe atendeu logo identificou a anormalidade em seu perímetro cefálico, o que foi confirmado com a medição.
A coordenadora informou que neste momento a família da criança se recusa a acreditar na possibilidade da doença, porém os primeiros resultados indicam a microcefalia que só será confirmado mediante o diagnóstico conclusivo.
A gestante supostamente contraiu Zika, no período que residiu no setor 05, atualmente a família esta morando no setor industrial.
No estado de Rondônia foram diagnosticados apenas três casos de microcefalia em decorrência do Zika vírus, porém há cinco ainda em investigação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!