Recontagem dos votos das Eleições do Sintero inicia após determinação da Justiça do Trabalho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Teve início nesta terça-feira (29), a recontagem dos votos determinada pela 3ª Vara do Trabalho de Porto Velho referente às eleições para a Diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Rondônia (Sintero). A decisão foi tomada pelo juiz federal do trabalho Afrânio Viana Gonçalves, em audiência realizada no último dia 27, onde definiu o prazo de 10 dias para a conclusão dos trabalhos.
A reconferência está sendo feita em sala reservada no prédio de Serviços de Material e Patrimônio do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região e acompanhada por membros e advogados de ambas as partes, e um servidor da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região. O conteúdo das urnas, listas de votos em separado e Atas de Apuração e Coletas de Votos já haviam sido alvos de busca e apreensão determinada em janeiro deste ano pela mesma Vara Trabalhista.
Entenda o caso
O imbróglio no maior sindicato de Rondônia foi criado após a Chapa 2 (Sintero Livre Já), encabeçada por Maria Rilmacy Leandro, perder – em tese - o pleito realizado em 03 de novembro de 2011 e ingressar com ação anulatória com pedido de tutela antecipada na Justiça Trabalhista contra ato praticado pela Comissão Eleitoral e pelo Sintero.
A Chapa 2 alegou na petição inicial diversas irregularidades no processo eleitoral, tais como, votos em duplicidade, o impedimento do trabalho de fiscais, recolhimento de urnas por pessoas não autorizadas, votos em separado sem identificação, abertura de urnas no momento de votação sem a presença da Comissão Eleitoral, dentre outras. Por fim, foi pedido a suspensão da posse do atual presidente, a nomeação de uma junta governativa e a busca e apreensão do material citado, sendo concedido somente este último.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!