Sedam forma grupo de brigadistas em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O curso serve para conscientizar a população, principalmente nos lugares considerados críticos devido a baixa umidade do ar. Os voluntários são capacitados para combaterem incêndios florestais e primeiros socorros. Participaram 15 voluntários representados pela Sedam, SIPAM, IDARON, SEDUC, EMATER, AGEVISA, Copo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, Faculdade São Lucas e Agentes Ambientais Voluntários de Porto Velho.
Até o momento foram capacitadas 400 pessoas de todo o Estado, os brigadistas são voluntários da sociedade civil e órgãos ambientais. As disciplinas ministradas durante o treinamento se referem a atendimento pré-hospitalar, assim como instruções de Combate a Incêndio Florestal, e demais atividades ligadas à prevenção e proteção da natureza.
Estas atividades fazem parte das propostas elaboradas pelo Comitê Estadual de Prevenção e Combate as Queimadas e Incêndios Florestais. O Comitê está intensificando as ações para trazer membros da sociedade civil a atuarem como educadores na instrução da comunidade em que vivem aos riscos causados pelas queimadas além de combater focos de incêndios em suas regiões.
No encerramento do curso o secretário adjunto da SEDAM Valdir Harmatiuk, entregou aos participantes certificados de brigadistas. “Agradeço aos parceiros pela iniciativa de estarem unidos para conscientizar a população sobre os malefícios do fogo e que os voluntários possam ser multiplicadores das ações que foram passada no decorrer do curso”, diz Harmatiuk.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!