Entre os dias 14 e 16 de outubro de 2010 ocorrerá o 2º Congresso Rondoniense de Clínica Médica em Porto Velho – RO, no Auditório da UNIRON no Porto Velho Shopping.
Em 2009 o 1º Congresso Rondoniense de Clínica Médica reuniu cerca de 400 congressistas que aproveitaram a ocasião para ampliar seus conhecimentos no que se refere à atualização terapêutica.
Este ano, com tema de Urgências e Emergências Clínicas, tem como objetivo contribuir ainda mais para a atualização e aperfeiçoamento médico, possibilitando a discussão de assuntos a esta área relacionados, tão comuns na prática clínica e, por vezes, insuficientemente abordados.
Segundo o próprio presidente do congresso, Prof. Dr. Gustavo Herdoiza: ”A graduação médica voltada para a formação generalista é, por si só, insuficiente para capacitar o médico a atuar nesta área, compreendemos a necessidade de se discutir com mais afinco e assiduidade assuntos a ela relacionados, comuns na prática clínica”
Entre os palestrantes convidados de outros estados, podemos destacar:
· Dr. Frederico Arnaud, Presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), que abordará o atendimento ao paciente na emergência;
· Dr. Flávio Danni Fuchs, Doutor em Cardiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que, entre outros temas, abordará Crise Hipertensiva;
· Dr. Emerson Quintino de Lima e Dr. Roberto Pecoits-Filho, doutores em nefrologia pela Faculdade de Medicina da USP-SP que abordarão assuntos referentes às urgências nefrológicas.
O acadêmico Rubens Fernando Taborda destaca ainda: “Além dos temas de nefrologia e cardiologia, que representam grande parte dos atendimentos nas emergências clínicas, o evento abordará também temas nas áreas de Pneumologia, Infectologia, Hematologia e outras áreas afins”.
Este é um dos poucos eventos no estado credenciados pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), garantido pontos para provas de título de especialista. Além disso, permite a publicação de trabalhos científicos nos Anais do congresso, catalogado pela Biblioteca Nacional. Este ano foram aprovados 18 trabalhos científicos, superando o primeiro congresso, cumprindo com um dos objetivos propostos que é estimular a produção científica no estado, destacou o acadêmico Pablo Tarram.
O congresso organizado pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACLIM), conta com a co-organização da Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia (SESAU/RO) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) de Porto Velho. Sem o Apoio destas instituições e dos demais patrocinadores, dificilmente conseguiríamos apreciar um evento deste porte em nosso estado, por isto gostaríamos de agradecer ao Conselho Federal de Medicina, a BAXTER, ao Sindicato dos Médicos de Rondônia, a Angiocenter e a Fundação Oswaldo Cruz, concluiu o acadêmico Dário Dayvill.
Para maiores informações e inscrição acessem: http://www.laclim.com.br.