O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Banco da Amazônia realizam nesta quarta-feira, 21 de julho, a partir das 9h30, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o lançamento da edição 2010 dos Prêmios Professor Samuel Benchimol, Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, FIEAM 50 anos e 200 anos da Presença Judaica na Amazônia.
Os Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, instituídos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco da Amazônia, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE) criou a Categoria Presença Judaica na Amazônia, exclusiva da edição dos Prêmios em 2010, edição que comemora 200 anos da presença judaica na Amazônia (1810-2010).
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú ressalta a importância do professor Samuel Benchimol que teve a Amazônia como tema central de sua vida. “A sua principal preocupação em vida foi aliar a ciência à prática. Esses prêmios são uma forma de dar continuidade a esse sonho”, disse.
De acordo com o professor José Rincon, coordenador Nacional do Prêmio Professor Samuel Benchimol, a Categoria 200 anos da presença judaica na Amazônia objetiva estimular a pesquisa e o resgate histórico da chegada dos judeus ao Brasil, especialmente na Região Amazônica, na forma de monografia contendo no mínimo 50 páginas.
Rincon lembra que outro destaque na 7ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, será a comemoração dos 50 anos da FIEAM. “É importante destacar que podem se inscrever para os Prêmios instituições de representação empresarial, sindical ou profissional; instituições universitárias ou de pesquisa sediadas no País ou no exterior; instituições públicas ou privadas, vocacionadas ao desenvolvimento sustentável da Amazônia; empresas públicas ou privadas com investimentos na Região Amazônica, autônomos e o público em geral desde que maiores de 18 anos”.
O período de inscrições vai até 31 de agosto de 2010 e devem ser feitas no formulário eletrônico A título de premiação a(s) Monografia(s) selecionada(s) em primeiro lugar receberá o valor de R$ 10.000,00. Para mais informações consulte www.amazonia.desenvolvimento.gov.br.