Conquista é resultante da participação desses artistas em eventos fora do Estado, a exemplo das rodadas do TOP 100 de Artesanato. Os artesãos rondonienses começam a atender a novos clientes nestes dias. Remetem produtos como artesanato em madeira, sementes (biojóias) e também tecido da floresta, insumo para confecção essencialmente natural do leite de seringa. A ampliação do mercado ocorre de serem os produtos naturais ou transformados, acrescidos da criatividade de seus criadores, tudo dentro de um cenário chamado Amazônia, de onde a matéria-prima se extrai sem depreciação do ecossistema.
É o caso dos artesãos Márcia Regina Marques, de Porto Velho, e Edna Martins Ferreira, de Ariquemes, e João Mendes Lorido, de Machadinho do Oeste. Eles participaram da 2ª Rodada TOP 100 de Artesanato, organizado pelo Sebrae Nacional, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Sua participação foi fundamental não apenas para estabelecer novos contatos, mas também para conhecer tendências, gosto de potenciais clientes e, a partir daí, investir na criação de novos produtos.
Mendes Lorido, por exemplo, afirma que os produtos que levou da Coopflora (Cooperativa Extrativista de Rondônia), da qual é diretor financeiro, ficaram mais conhecidos “através da oportunidade que tivemos de mostrar um produto genuinamente de Machadinho do Oeste (RO), que á Amazônia”. Ele explica que as mantas divulgadas são resultantes do trabalho de 12 famílias que podem processar até 700 peças ao mês, “tudo artesanal e criado a partir do leite de seringa nativa”.
A partir de agora, garante Lorido, o tecido da floresta rondoniense está mais conhecido e com possibilidades reais de ajudar a compor o vestuário de mais brasileiros. Edna Martins Ferreira, da Asaoama (Associação de Artesanato Organizado de Ariquemes na Amazônia), em Ariquemes, informou nesta terça-feira [29] que os primeiros lotes de trabalhos artesanais em biojóias e outros tipos estavam sendo despachados para clientes em Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.
Os trabalhos divulgados no TOP 100 de Artesanato são produzidos por 37 integrantes da Asaoama há mais de dez anos, que regularmente participa de eventos organizados pelo Sebrae em Rondônia. “Podemos dizer que os resultados dessas feiras, e podemos incluir aí essa ida ao Rio de Janeiro, incrementou nossos negócios em até 50 por cento”.
Novos produtos
Com trabalhos vendidos para Estados como São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Bahia, Pará, Rio de Janeiro e Mato Grosso, entre outros, Márcia Regina Marques também esteve no Rio de Janeiro, onde pôde renovar contatos e estabelecer novos clientes, além de “nivelar conhecimento sobre produtos que desenvolvemos”.
Tendo consolidado sua carteira de clientes sobre biojóias, Márcia agora trabalha com um foco diferente, direcionado a produtos de brindes igualmente sustentáveis, a exemplo de embalagens em madeira – caixas para acondicionar presentes, brindes para empresas e garrafas de bebidas.
Reaproveitando vários tipos de papel, a artesã faz agendas, marcadores de página, artigos que agradaram muito “nessa oportunidade que tivemos de divulgar nosso trabalho”, conclui Márcia.