De acordo com informações de moradores de Extrema de Rondônia, há mais de duas semanas que a comunidade esta sem a vacina de combate a gripe H1N1. As últimas doses enviadas pelo Comitê de Enfrentamento da doença no Estado de Rondônia foi encaminhada no último dia 09 de Abril de 2010, com apenas 40 doses que seriam divididas entre crianças de seis meses à dois anos e doentes crônicos.
Segundo a moradora Solange Gallina Sombra, disse que apenas conseguiu vacinar o filho de um ano de idade, mas ela é a filha, ambas com bronquite asmática não conseguiram se vacinar, pois foram informadas por funcionários da saúde que somente no dia 16 de Abril de 2010 teria o antídoto, mas chegando ao posto de vacinação, foi informada que a enfermeira responsável pela realização da vacina não estava no local.
Na manhã desta sexta-feira (23) Solange Sombra, retornou ao posto e ficou sabendo que não havia vacina para os demais moradores da região. “Será que eles vão esperar alguém morrer para poder fazer alguma coisa. Pagamos imposto, somos cidadãos e queremos respostas emergenciais para solucionar o caso”, disse a moradora.
A reportagem do Rondoniaovivo.com ligou na SESAU (Secretaria Estadual de Saúde), mas ninguém atendeu, pois já se passava do horário de expediente.