Epidemia em Cacoal mobiliza Ministério da Saúde
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O secretário informou ainda que a situação é crítica. “É preciso que todos os poderes e sociedade organizada tomem providências. “Do contrário, muita gente pode morrer, ainda no mês de janeiro”, alertou. Em uma reunião promovida ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, junto ao Comitê da Dengue e Gerentes de Unidades Básicas, o Secretário convocou a imprensa a mobilizar toda a população para uma mega operação de limpeza, que é o primeiro passo do planto de contingência. A operação terá início neste domingo no Bairro Vilage do Sol e se estenderá a toda cidade.
O Plano prevê ainda a contratação de médicos e enfermeiros e técnicos de enfermagem; atendimento exclusivo para pacientes com dengue, em duas unidades de saúde, de segunda a sábado; notificação e penalidade de proprietários de imóveis com irregularidades; tratamento focal com fumacê e outras medidas. Para que o plano tenha um impacto positivo, a operação vai mobilizar cerca de 100 servidores com o apoio da população local.
O secretário falou sobre as providências que serão tomadas para melhorar a saúde em Cacoal. Entre as várias ações estão os investimentos em recursos humanos; o fortalecimento no sistema preventivo; a transformação de Unidades Básicas (UBs) em Poli-Clínicas e a unificação dos dois hospitais públicos no mesmo local, para facilitar o acesso e a permanência de médicos plantonistas. A medida visa ainda reduzir custos operacionais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!