Santo Antônio poderá entrar em operação antes do prazo, diz Furnas

Santo Antônio poderá entrar em operação antes do prazo, diz Furnas

Santo Antônio poderá entrar em operação antes do prazo, diz Furnas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O presidente de Furnas, Carlos Nadalutti, afirmou que a entrada em operação da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia, poderá ser antecipada em pelo menos seis meses. Uma das condições para a antecipação é a entrada das linhas de transmissão que ligarão a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

" A usina tem que estar ´pari passu´ com a construção das linhas de transmissão. É para 2012 (o cronograma de entrega da obra), mas provavelmente, por conta da necessidade do país, vamos antecipar para meados de 2011 " , disse Nadalutti, que participou de seminário, na sede de Furnas, sobre intercâmbio de energia na América Latina.

O executivo frisou que as obras, por enquanto, estão " literalmente dentro do cronograma " , em fase de escavações, com os canteiros implantados e os terrenos preparados para o depósito de materiais.

Furnas tem participação de 39% no consórcio responsável pela construção de Santo Antônio, que conta também com Cemig, Odebrecht e Andrade Gutierrez. Inicialmente, o consórcio entregará 8 turbinas, com capacidade de geração de cerca de 500 megawatts, mas depois de terminada a usina terá potência de 3.150 MW.

Para os próximos meses, Furnas espera iniciar a operação em dois empreendimentos hidrelétricos, ambos em Minas Gerais. Baguari, no qual a empresa tem 15% de participação, terá capacidade de geração de 140 MW, com entrada em operação prevista para meados do ano. Em janeiro do ano que vem será a vez de Retiro Baixo, com mais 72 MW e com participação de 49% de Furnas.

Nadalutti informou ainda que a empresa aguarda a decisão da Eletrobrás, que controla Furnas, sobre a maneira como as subsidiárias vão atuar no leilão da hidrelétrica de Belo Monte, previsto para este ano.

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS