No dia 1º de agosto de 1843 entrou em circulação a primeira emissão postal brasileira, chamada de “Olho-de-boi”, identificada por suas linhas sóbrias e elegantes, composta de três valores: 30, 60 e 90 réis.
O Brasil foi o segundo País do mundo e o primeiro das Américas a adotar o selo postal como comprovante de franqueamento, seguindo o exemplo do correio inglês, que criou o selo em 1840.
Convém enfatizar que importantes prêmios já foram conquistados por essas pequenas obras de arte, que honram a Filatelia brasileira e ratificam o empenho dos Correios na tarefa de tornar as emissões postais mais difundidas e apreciadas nos cenários nacional e internacional, especialmente por retratar aspectos importantes da cultura do Brasil, mundialmente conhecido por suas riquezas naturais e pelo talento de seu povo.
Reflexões sobre os processos existentes e a adoção de medidas inovadoras têm orientado os Correios do Brasil na efetivação de mudanças consideráveis na área filatélica, visando uma nova concepção artística, temática e gráfica dos selos postais, com o objetivo de torná-los mais atraentes e populares.
Seguindo as tendências mundiais do mercado de selos, a Filatelia brasileira oferece ao segmento empresarial a possibilidade de utilizar o selo postal como o difusor de marcas e da missão de importantes instituições nacionais. Nesse sentido, vários produtos pré-pagos personalizados foram emitidos como cartões-postais, envelopes e aerogramas.
Estão sendo realizadas ações de marketing para a promoção das novas emissões e posicionamento no mercado de colecionadores, que tem evoluído nos últimos anos, e orientado os trabalhos da Filatelia no universo de pelo menos cinco importantes segmentos: o tradicional, o temático, o infanto-juvenil, o empresarial e o internacional.
Nesta data tão importante para a Filatelia brasileira cabe ressaltar que os selos perpetuam a história e propagam o que de mais valioso um País acumula ao longo de sua trajetória. Em cada tema abordado, uma descoberta, e a certeza do imenso potencial do selo e da missão dos Correios de torná-lo a expressão máxima da comunicação.
Comemoração em Porto Velho
Neste ano, a Diretoria Regional dos Correios, além de prestar homenagem pela passagem dos 164 anos do Selo Postal Olho de Boi, estará comemorando os 30 Anos da Agência Filatélica de Porto Velho. A cerimônia acontece a partir das 16h00 desta quarta-feira (01), na Agência Central dos Correios em Porto Velho.
Confira a Programação:
- Lançamento do Selo alusivo aos 30 Anos da Agência Filatélica;
- Abertura da Exposição Filatélica Comemorativa com as coleções:
"OLHO DE BOI - UMA VISÃO MODERNA" - Arlan dos Santos Argolo;
"MÃOS E MÃOS" - Valter Orlindo da Silva;
- ENVELOPES OFICIAIS DO BRASIL? 1965 a 1977, de Agnaldo de Souza Gabriel
"NÚ ARTÍSTICO" - Anísio Feliciano da Silva
"CONTANDO A HISTÓRIA DOS CORREIOS" - Everton Felipe dos Santos
*
VEJA TAMBÉM:
*
Partido dos Trabalhadores inicia congresso estadual nesta sexta
*
MEC discute distribuição de recursos com gestores da Educação Profissional