Após lerem, na Holanda, uma reportagem sobre a visita do diretor do Banco Mundial, John Briscoe, ocorrida em maio deste ano (quando veio propor financiamentos para investimentos do Governo do Estado), os empresários holandeses Cees Zwartbol e Kauffeld Ludwig mostraram interesse em investir em Rondônia, e vieram conversar pessoalmente com o governador Ivo Cassol na manhã desta quarta-feira (13/06).
Os holandeses do Zwartbol Houtimport Group trabalham no ramo de comércio de madeiras há oitenta anos, e vieram conhecer de perto a nova realidade de Rondônia, da qual souberam através de reportagens publicadas em sites de notícias, e no próprio site do governo - www.rondonia.ro.gov.br . O grupo importa madeira para países da Europa, principalmente Holanda e Bégica.
Devido à legislação brasileira, empresários estrangeiros não podem ser majoritários em investimentos no país, por isso os holandeses estão buscando parceiros brasileiros, em especial em Rondônia, para ampliar seus negócios, oferecendo tecnologia e mercado no exterior. “Rondônia tem a matéria prima que o mundo precisa: madeira, que é a nossa especialidade, biocombustíveis e carne. Nós temos um grande mercado consumidor e queremos aproximar estes dois mundos”, explicou o empresário Cees Zwartbol.
Cassol falou aos empresários sobre o potencial do estado na área do agronegócio e dos projetos de manejo sustentável da floresta que estão sendo desenvolvidos, com especial atenção à implantação do biodiesel no estado num futuro próximo. “Estamos trabalhando de portas abertas para atrair empresas de todos os setores para Rondônia, a nossa agroindústria tem potencial para crescer muito ainda, e é por isso que os investidores são bem vindos, e tudo preservando o meio-ambiente” disse o governador. “Além de produtores de matéria prima e capacidade de industrialização, além do nosso porto da capital que opera em plenas condições de exportar para a Europa por uma rota bem mais curta, via Manaus. Isso sem dúvida barateia o custo final e nos dá uma grande vantagem competitiva em relação aos outros estados” finalizou.
Os empresários foram encaminhados à Secretaria de Estado da Agricultura, uma vez que o Governo do Estado oferece projetos de implantação e instalação de empresas, para instalar um entreposto de madeira em Porto Velho. A futura empresa, que será multinacional, receberá matéria prima de várias regiões do estado e de estados vizinhos, para receber certificação, embalagem e exportação direta para os mercados consumidores.