Foi oficialmente implantado na manhã de hoje (28) o Projudi - Programa de Gerenciamento de Processo Virtual na 3ª vara do Juizado Especial Cível da comarca de Porto Velho. A partir de agora, os processos serão iniciados virtualmente neste juizado.
*A implantação do novo sistema foi oficializada pelo presidente em exercício do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Moreira Chagas, em solenidade que contou com a presença do secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça, juiz Sérgio Tejada, magistrados, representantes da OAB e Ministério Público, servidores da justiça estadual, entre outros convidados.
*
Demonstração do programa
*Durante a solenidade de implantação do Programa de Gerenciamento de Processo Virtual, o juiz Alexandre Miguel, responsável pela política de informática do judiciário rondoniense, fez uma demonstração rápida e objetiva acerca do novo sistema.
*O coordenador explicou aos presentes como vai funcionar o Projudi na prática e fez comparações entre um cartório judicial “tradicional”, ou seja, repleto de processos no papel e um ambiente sem papel, totalmente virtual.
*O juiz falou do avanço tecnológico brasileiro quanto à exportação de tecnologia de informação bancária, ao processo de eleição totalmente informatizado e outros aspectos nos quais o Brasil se destaca e comemorou: “É chegada a vez do processo digital”.
*O secretário-geral do CNJ falou das dificuldades enfrentadas nos estados e da resistência encontrada em algumas pessoas adaptadas ao sistema tradicional. Tejada enalteceu o trabalho feito pelo setor de informática do Tribunal de Justiça de Rondônia, que adaptou o software enviado ao Estado pelo CNJ, tornando-o ainda melhor, e disse ainda que todos ganham com o processo virtual, mas os maiores favorecidos são os cidadãos, que vão ter maior celeridade, quem mais ganha com o processo virtual é o cidadão.
*O presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia elogiou a liderança e o empenho do juiz Alexandre Miguel na implantação do programa e anunciou que, ainda este ano, Projudi de processo virtual vai ser instalado nas demais varas dos juizados especiais do Estado.
*Prestigiaram o evento os desembargadores Gabriel Marques de Carvalho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Ivanira Feitosa Borges, Corregedora-Geral de Justiça, e Kiyochi Mori, o juiz Raduan Miguel, presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron), o juiz Osny Claro, auxiliar da presidência do TJ/RO, o procurador do município de Porto Velho, Mário Jonas, representante do prefeito da capital, os advogados Hélio Costa e Rochilmer Filho, respectivamente, presidente e tesoureiro da OAB/RO, a juíza substituta Juliana Couto Matheus, responsável pelo 3º Juizado Especial Cível e demais convidados.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Convênios repassam R$ 822 mil para feiras e entidades em todo estado de RO
*
Nova escola de Cabixi será inaugurada sexta-feira