Ajuda começa a chegar à Ásia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
*O balanço do número de mortos ainda é precário. Ao menos 120 mil pessoas morreram em oito países asiáticos e três africanos. Segundo a agência de notícias Reuters, esse número pode ultrapassar os 124 mil.
*Só na Indonésia, o país mais afetado pela tragédia, mais de 79 mil pessoas morreram. Segundo a Reuters, a ministra indonésia da Saúde, Siti Fadilah Supari, afirmou que esse número pode chegar a 100 mil. Isso iria elevar o número de mortos para ao menos 140 mil.
*Ao menos 28.508 pessoas morreram no Sri Lanka, segundo dados oficiais do governo. A Índia, também muito afetada pelas ondas gigantes, tem 7.368 mortes. Esse número pode chegar a mais de 13 mil mortos. Mianmar, Maldivas e Malásia somam 224 mortos.
*Na Tailândia, ao menos 4.541 pessoas morreram. Na Somália, o governo anunciou que ao menos 200 pessoas podem ter morrido por causa do maremoto. A Tanzânia e o Quênia também foram afetados.
*As mortes foram causadas por um terremoto, que alcançou os 9 graus na escala Richter, e teve o seu epicentro próximo à Indonésia. O tremor causou os tsunamis [tipo especial de onda oceânica, gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira], que chegaram a uma altura de dez metros, e devastaram a região costeira dos países atingidos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!