*Atendendo ao que determina o Tribunal Superior Eleitoral, o TRE de Rondônia adota a partir deste sábado, dia 1º de outubro, regime de plantão visando o Referendo sobre o comércio de armas de fogo, programado para o dia 23 de outubro. O horário do plantão, segundo informou o diretor geral do TRE, Hedson Tatibana, é das 8 às 18 horas, aos sábados, domingos e feriados. Os Cartórios Eleitorais também funcionarão no mesmo horário extraordinário.
* Para o plantão, a diretoria geral estabeleceu a escala de no mínimo um servidor de cada Secretaria, de forma a assegurar o funcionamento das áreas essenciais da Justiça Eleitoral durante o período que antecede o Referendo. Neste caso, especificamente nos fins de semana e feriados. O plantão está previsto no Calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os Cartórios Eleitorais também funcionarão no mesmo horário extraordinário.
* Segundo o que determina o Tribunal Superior Eleitoral, o plantão começa três semanas antes da consulta e visa atender a demanda de trabalho que geralmente acontece na época de eleições. O Referendo deverá mobilizar todo o Tribunal e Cartórios Eleitorais, é que nem uma eleição normal. O plantão permite o atendimento aos eleitores, advogados, partidos (duas frentes partidárias) e os demais envolvidos no processo de eleição programado para o dia 23 de outubro.