*Há dois anos um grupo de dez floricultores de Porto Velho, ligados à Associação Rural dos Produtores e Distribuidores de Flores de Rondônia (Afloron) trabalha em área existente na estrada do balneário Areia Branca com plantação de flores tropicais.
*No local, totalizando dez hectares, foram assentados dez produtores, ocupando, individualmente um há. A área foi concedida em comodato, pelo governo de Rondônia, através da Secretaria de Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social.
*Na próxima segunda-feira, o governador de Rondônia, Ivo Narciso Cassol, entregará aos produtores um trator e equipamentos de irrigação, que contribuirá para melhoria da produção.
*Com os novos equipamentos concedidos pelo governo, os produtores de flores tropicais na região do Areia Branca terão melhor bombeamento e distribuição de água, coletada junto ao rio do mesmo nome, através de aproximadamente mil e cem metros de tubulação. “A ajuda eleva a capacidade produtiva de flores tropicais e folhagens”, explica Augusto Pereira Guedes, presidente da Afloron
*O presidente da Afloron diz que os produtores vêm aos poucos, conquistando seu espaço no mercado interno de flores, mas que têm trabalhado para expandir. Na área cedida pelo Estado estima-se que se obtenha, em 2008, uma produção de 500 mil flores. “Mas nossa meta é conquistar o mercado da exportação”, finaliza Augusto Pereira Guedes.