*A velha máxima (e óbvia) de que um rally só termina quando se chega ao final mais uma vez foi constatada. Favorito para ser bi-campeão, o acreano radicado em Rondônia João Tagino vinha vencendo o rally nos dois primeiros dias e era o franco favorito para conquistar o topo do podium, mas foi surpreendido pela Selva Amazônica !
*No terceiro dia prova, na 1a especial considerada a mais técnica do rally, o favorito se perdeu na mata, numa trilha totalmente fechada – com espaço apenas para motos – e fez um tempo superior em mais de uma hora do seu principal adversário, o piloto Denílson de Lima, de Cuiabá/MT (2h.15m.41,4s contra 1h.04m.59,4s).
*Denílson de Lima (categoria C) fez o melhor tempo dessa 1ª especial e também da 3ª do dia, com 23m.36,1s, sagrando-se o grande vencedor do IV Rally Internacional Bolpebra Amazônia com o tempo total de 6h.45m.97,6s.
*Os demais vencedores das categorias A, B e D foram, respectivamente: Genivaldo de Oliveira (de Jaru/RO), Eduardo Galli (Porto Velho/RO) e Paulo César (de Cuiabá/MT),
*O terceiro dia de prova foi bastante quente e úmido, o que exigiu bastante dos pilotos, equipes técnica e imprensa. O dia teve quatro especiais, com o trajeto sendo todo percorrido em território brasileiro, saindo de Brasiléia, passando por zonas de florestas densas na fazenda Filipinas e na reserva Chico Mendes (seringal Cachoeira / Fazendinha), cidade de Xapuri – onde se visitou a Casa de Chico Mendes – local onde viveu o líder ambientalista até ser assassinado em 22 de dezembro de 1998 –, assentamento projeto Alcoobrás e chegando em Rio Branco com uma grande festa no Calçadão da Gameleira, as margens do rio Acre, onde o público pode conhecer de perto todos os pilotos e suas máquinas, curtindo o som do músico Álamo Kário e Banda.
*No local, os organizadores promoveram a entrega de premios e as homenagens aos pilotos, imprensa, equipe técnica e também patrocinadores e apoiadores.
*Para o presidente da Federação de Motociclismo do Estado do Acre e organizador do evento, Cassiano Marques, ficou provado que "mais uma vez, através do esporte, provamos – todos: organização, pilotos , imprensa – que a integração real é possível e que fronteiras dos países é uma decisão política: rasgamos o mapa, acelerando ! Acre (Brasil), Pando (Bolívia) e Madre de Dios (Peru) são agora uma única região. O resto agora é com os governos, políticos e empresários. Nós, desportistas, estamos fazendo nossa parte", afirmou para informar que em 2006 o Rally Bolpebra terá largada em Rio Branco, no Acre, passará pela selva Boliviana e seguirá ao Peru até Cuzco, com a competição valendo como campeonato latino-americano de rally de motos.
*Mais informações no site
www.rallybolpebra.com/
*
Veja o resultado do 1° dia do Bolpebra
* Veja o resultado do 2° dia do Bolpebra
* Veja resultado do 3º dia do Bolpebra
* Confira resultado final do Rally Bolpebra