O “1º VISTA – Mostra de Filmes Curtos” aconteceu de forma presencial no último dia 24, no Espaço Cultural Tapiri, em Porto Velho.
Agora o evento dedicado exclusivamente a filmes curtos produzidos em Rondônia acontecerá de forma virtual neste sábado (22), às 18:00 na plataforma YouTube, através do link:
https://www.youtube.com/@espacoartear
Em conversa com o Rondoniaovivo, o idealizador do curta ‘NYL’, Ramon Alves disse "está sendo uma oportunidade única de juntar esses trabalhos de realizadores e artistas do audiovisual num mesmo festival, e a etapa presencial já mostrou a potência desses filmes, agora é hora de trazer o festival para um público maior, que é a internet, para alcançar cada vez mais pessoas."
Confira os curtas que serão exibidos e as sinopses.
CORPO-ÁRVORE:
12’
Andréa Melo
"Corpo-Árvore" é uma videodança que, por meio de gestos-capturas e experimentações visuais, convida a um "olhar-sentir" profundo. Nela, o ser híbrido corpo-árvore transita na complexa relação entre a urbanidade e a densidade da mata amazônica. "Corpo-Árvore" se apresenta como um chamado à reflexão sobre a necessidade de uma nova consciência na interconexão de tudo, onde o corpo se funde com a paisagem e se integra à própria existência. É uma jornada sensorial que celebra a força vital da natureza.
SONHAR-EU-IA:
6’
Camila Sá
A videoarte transforma a cidade em sonho. Uma jovem caminha por ruas vazias, mas poderia ser qualquer um de nós. Entre prédios, rios e telas que piscam, a paisagem urbana revela memórias coletivas do isolamento. Realidade e delírio se confundem: somos nós que observamos a cidade ou é ela que nos observa? Usando cianotipia, fotografia e ruídos do cotidiano, cores se misturam em uma videoarte que fala de solidão, mas também de viver em coletivo.
DANA DE RATO:
8’
Frank Busatto
Preso em sua própria mente, ele confronta um abismo. Figura enigmática, Solace será seu guia através de suas dúvidas: Quem é? Reflexo? Destino? Morte? Em Dana de Rato, a realidade se desfaz e revela caminhos onde a verdade se esconde por trás de um véu de percepções. Ou será lezeiras?
NYL:
3’50”
Ramon Alves
NYL é um trabalho de intertexto entre som, imagem e corporalidade. O processo deste trabalho audiovisual investiga, por um lado, as consonâncias, dissonâncias e tangências entre linguagens e, por um outro lado, inquietações sobre gênero, memória e corporalidade, no formato de uma colaboração entre a banda Tuer Lapin e as performers Andrea Melo e Gabi Lobato.
Este projeto foi selecionado no EDITAL Nº 01/2024/SEJUCEL EDITAL LPG – AUDIOVISUAL – BOLSAS PARA ARTES EM VÍDEO com recursos da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.