No próximo dia 20 de novembro, às 19h, o Ilê Axé Ijobá Áladè, localizado na Zona Sul de Porto Velho, será palco da estreia do curta-metragem Mulheres Pretas de Rondônia uma produção que enaltece a presença, as vozes e as histórias das mulheres negras que constroem e fortalecem o tecido cultural e social de Rondônia.
O evento é promovido pela Associação Cultural e Religiosa Casa de Mina em parceria com o Coletivo Mocambo Cultural, e contará, além da exibição do filme, com uma Roda de Conversa especial mediada por grandes referências do movimento afro-religioso e acadêmico: Yalorixá Marinilde de Oyá, Sônia Gomes Ianifaifáyomi Awogbamipe, Iyálorixá Janaína de Oyá e a Professora Cleide Blackman.
Com uma narrativa sensível e potente, Mulheres Pretas de Rondônia se propõe a ser um registro vivo de resistência e memória, conectando passado e presente para valorizar as trajetórias de mulheres negras que enfrentam e superam o racismo e o machismo estruturais. O documentário convida o público a refletir sobre o papel dessas mulheres na construção da identidade rondoniense e na continuidade das tradições afro-brasileiras na Amazônia.
Encerrando a noite, o público será convidado a participar de um momento de confraternização com comidas típicas afro-brasileiras, oferecidas pela Federação de Cultos, Umbanda e Ameríndios do Estado de Rondônia.
-
Evento: Estreia do curta-metragem Mulheres Pretas de Rondônia e Roda de Conversa
-
Data: 20 de novembro de 2025, às 19h
-
Local: Ilê Axé Ijobá Áladè – Rua dos Cardeais, Quadra 638, Lote 450, Loteamento Tropical, Zona Sul, Porto Velho (RO)
-
Realização: Associação Cultural e Religiosa Casa de Mina e Coletivo Mocambo Cultural
O projeto foi contemplado pelo Edital nº 01/2024/SEJUCEL-SIEC LPG – Audiovisual Bolsas para Artes em Vídeo, uma realização do Governo do Estado de Rondônia, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), Ministério da Cultura e Governo Federal.