JARU: Escritor lança livro sobre a história da música, literatura e comunicação do Município

O prefácio da obra foi escrito pela ex-secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli

JARU: Escritor lança livro sobre a história da música, literatura e comunicação do Município

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O livro “Um Tratado Sobre a Música, a Literatura e a Comunicação Jaruense”,  do escritor  Elias Pereira será lançado nesta quinta-feira,  às 19h30, no auditório da Associação Comercial de Jaru. Esta é a terceira obra do autor, que é também professor da Rede Estadual de Educação.

 


O autor explicou que a obra contempla meio século de história. O trabalho que resultou na obra literária iniciou em dezembro de 2014, após quatro anos de pesquisa.  O prefácio da obra foi escrito pela ex-secretária estadual de Educação, Aparecida de Fátima Gavioli, que atualmente ocupa o mesmo cargo em Goiás.

 

A obra tem como tema “a história que cada cidadão jaruense ajudou a construir” e a forma que o escritor construiu a sua abordagem possibilita aos personagens serem protagonistas da própria história. Cada detalhe do enredo demonstra como foi construída a trajetória musical, literária e na comunicação do município.

 

O fato mais antigo é datado de 1969 quando um dos pioneiros locais, Jandiro Ferreira Lima implantou o primeiro sistema de comunicação em Jaru conhecido como “Pau do Fuxico” ou “A Voz de Jaru”, como o proprietário chamava o empreendimento. Visando garantir toda a  clareza possível, o escritor dividiu a escrita do livro de acordo com a história de cada personagem, onde todos têm a oportunidade de demonstrar o protagonismo que de fato exerceram ou, no caso de alguns, ainda exercem, por ser tratar de uma produção que narra fatos contemporâneos.

 

O primeiro capítulo é dedicado à música local e destaca tanto os nomes do campo secular quanto evangélico, além da importância dos festivais que, pela grandiosidade, conseguiram atingir todos os públicos. O segundo capítulo aborda  a área literária e traz a publicação de uma poesia inédita no formato de cordel elaborada pelo escritor Argentil Machado de França, onde o mesmo narra uma vertente da história da Região Norte. Em seguida, os nomes da literatura evangélica local.

 

O último capítulo é dedicado ao setor de comunicação e apresenta muitos fatos importantes desde os seus primórdios seja na TV local, a chegada dos provedores de internet discada, banda larga e de fibra; os sites de notícias, as emissoras de rádio, bem como os jornais impressos.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS