A agremiação foi criada em 17 fevereiro de 1971 a partir de um desfile improvisado de um grupo de funcionários que trabalhava na antiga usina de asfalto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A festa em homenagem aos 48 anos da Escola de Samba Asfaltão será comemorado com quatro eventos: o Baile Amarelo - Uma Noite na Grécia, nesta sexta-feira (15/2); o Esquenta Especial da Bateria, no domingo (17/02); o desfile na comunidade, dia 23/2, e o desfile solidário do Bloco Pirarucu do Madeira, dia 24/2.
A agremiação foi criada em 17 fevereiro de 1971 a partir de um desfile improvisado de um grupo de funcionários que trabalhava na antiga usina de asfalto da cidade. Quando preparavam a avenida 7 de Setembro para o desfile de carnaval daquele ano, após o término dos trabalhos de recapeamento asfáltico da via, resolveram descer a avenida dançando e cantando da maneira que se encontravam, ou seja, com o corpo todo "melado" de "pixe" (daí a origem do nome - Asfaltão).
Tendo à mão os seus instrumentos de trabalho como pás, vassouras e picaretas, dentre outros, aquele grupo de trabalhadores fora calorosamente aplaudido pelo público. A partir desse evento, empolgados com a positiva e carinhosa recepção, os mesmos repetiriam o feito nos anos seguintes, o que levou à paulatina organização e evolução do que hoje é o GRES Asfaltão.
A escola, cuja cores são amarelo, preto e branco, tendo um " TIGRE" como símbolo, é hoje do Grupo Especial. Trás um título da antiga Associação das Escolas de Samba e Blocos - AESB e é Tricampeão de Porto Velho com Federação das Escolas de Samba – FESEC.
A época do seu surgimento, existiam várias categorias - Asfaltão passou por todas elas, como Bloco de Sujos, Bloco de Empolgação, Bloco de Enredo, Escola de 2º Grupo, chegando ao ápice do grupo especial.
Em seus Temas e Sambas de Enredo, enfoca sempre questões de relevância social. Como por exemplo: A Natureza; O Menor Abandonado; A mulher; A história da agremiação, com o o tema: “Do Mocororó ao Tigre”; Porto Velho; “De Zumbi até Aqui - 300 Anos de História”; A Arte; Do Lixo ao Luxo; Máscaras; A Energia; A História do Bairro Santa Barbara e “Açaí O Nectar dos Deuses da Floresta da Amazônia para o Mundo”. Esse enredo foi campeão do carnaval de 2012. Em 2013, o tema foi: “No País do Futebol “Crak” Nem Pensar. Em 2014, foi exaltado o centenário de Porto Velho - “Porto Velho, teu Valor Cultural é a Riqueza e o Brilho do meu Carnaval”. Em 2015, o tema foi o mesmo de 2014.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!