O campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Cacoal sediou nos dias 26 e 27 de agosto o “XII Fórum dos Estudantes de Ciências Contábeis do Estado de Rondônia” integrado ao “XI Encontro de Professores de Ciências Contábeis do Estado de Rondônia”, o que possibilitou o intercâmbio de experiências entre as diversas instituições de ensino superior com referência na área da contabilidade. O tema do Fórum deste ano foi “A sustentabilidade sob a perspectiva das Ciências Contábeis”. Cerca de 500 pessoas participaram do evento.
Os dois eventos tiveram como meta a socialização do saber, possibilitando aos profissionais que já atuam na área, partilhar as vivências diárias e inteirar-se acerca de discussões atuais da formação profissional. A realização decorreu de uma parceria entre a UNIR/Campus de Cacoal, por meio do Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Conselho Regional de Contabilidade (CRC/RO) e contou com o apoio de diversas entidades.
No dia 26, a palestra de abertura teve como tema “As normas internacionais aplicadas às micro e pequenas empresas” e foi proferida pelo professor mestre Valdir Amorim da IOB,. No dia 27 pela manhã, o professor doutor Eugênio Avila Pedrozo da UFRGS proferiu a palestra “O desenvolvimento sustentável e as organizações”, a qual foi seguida por uma mesa redonda sobre “Cooperativismo sustentável”, contando com participantes da UNIR, SICOOB, CREDITAG e EMATER.
Durante o evento foram apresentados artigos elaborados por acadêmicos e profissionais de contabilidade e, no período da tarde foram ministradas as oficinas Gestão fiscal: uma abordagem para pequenas, médias e grandes empresas; Composição do PL e alterações; Beneficiários previdenciários do regime geral; Cálculos trabalhistas; Cooperativas de créditos: Aspectos legais, contábeis e empresariais; Sustentabilidade e agroecologia; A importância da pesquisa e da publicação científica para o curso de Ciências Contábeis, Administração pública e Uso da Calculadora Financeira. O evento contou com cerca de 500 inscritos entre contadores, empresários, professores, acadêmicos e produtores rurais.