Segundo o texto, essa aproximação deve se basear na igualdade soberana e na não ingerência
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em carta pública endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, defendeu como prioridade o avanço de relações internacionais “equilibradas e respeitosas”, assim como com os demais países da região. Segundo o texto, essa aproximação deve se basear na “igualdade soberana e na não ingerência”, princípios que, segundo Delcy, orientam a diplomacia venezuelana com o mundo.
Divulgado nas redes sociais, neste domingo (4), o documento “convida” o governo norte-americano a trabalhar em uma “agenda de cooperação” voltada ao desenvolvimento compartilhado, dentro do marco do direito internacional, com o objetivo de fortalecer uma convivência pacífica e duradoura. Rodríguez afirma que os povos da Venezuela e a região “merecem paz e diálogo, não guerra”, posição que atribui ao presidente Nicolás Maduro e ao conjunto do país.
Os Estados Unidos capturaram, no sábado (3), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e sua esposa, Cilia Flores. O governo norte-americano anunciou que assumirá a administração do país até a conclusão de um processo de transição de poder.
Maduro e Flores foram levados para Nova York, onde Maduro deve comparecer nesta segunda-feira (5) a uma audiência em um tribunal federal de Manhattan. A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, assumiu interinamente a presidência.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!