AUTONOMIA: Marinha apresenta novos submarinos de guerra do Brasil

Dois gigantes dos mares ganham destaque nesta semana

AUTONOMIA: Marinha apresenta novos submarinos de guerra do Brasil

Foto: Divulgação Marinha do Brasil

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
A proteção dos 5,7 milhões de km² de áreas marítimas brasileiras ganha novo impulso com avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (ProSub), integrante do Novo PAC. Nesta quarta-feira (26/11), o submarino Almirante Karam (S43) foi lançado ao mar no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), iniciando a fase de testes antes de ser incorporado à Marinha do Brasil. Na mesma cerimônia, o Tonelero entrou oficialmente em operação, completando, junto ao Humaitá, o ciclo de três submarinos convencionais previstos pelo programa.
 
O ministro da Defesa, José Múcio, destacou o impacto econômico da base industrial de defesa, que neste ano superou US$ 3 bilhões em exportações autorizadas. Produzidos integralmente no Brasil, os submarinos da classe Riachuelo representam um marco tecnológico, resultado da parceria entre o ProSub e a francesa Naval Group. Desde 2008, o programa já gerou 60 mil empregos, e atualmente 2,5 mil profissionais atuam no complexo naval.
 
Com 72 metros de comprimento, capacidade para 38 tripulantes e autonomia de 70 dias submerso, o Almirante Karam possui sistema de combate avançado e seis tubos para lançamento de torpedos, mísseis e minas. Em rito tradicional, foi batizado pela ministra Cármen Lúcia, que ressaltou o papel da Marinha na defesa da soberania nacional.
 
Após os testes previstos até 2026, o submarino será incorporado à frota, fortalecendo o poder naval brasileiro e preparando o país para o próximo desafio: o desenvolvimento do Submarino Nuclear Convencionalmente Armado, considerado um dos projetos mais complexos da história da Defesa.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS