O Estado do Maranhão registrou o 1º caso de covid-19 no Brasil provocado pela variante B.1.617 do coronavírus, detectada pela primeira vez na Índia. Na última sexta-feira (15), um paciente indiano, de 54 anos, deu entrada em um hospital da rede privada de São Luís. A informação é do jornal O Globo.
Segundo a reportagem, o governo estadual informou no domingo (17.mai) que foi notificado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre os sintomas e a hospitalização do paciente. Ele é tripulante do navio Mv Shangon Da Zhi, ancorado no Estado e segue em quarentena desde sexta-feira (15.maio).
Um teste já havia confirmado o diagnóstico, mas ainda não havia sido identificada a cepa do coronavírus que causou a doença no tripulante.
O Poder360 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Maranhão, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
VOOS RESTRITOS
Em 14 de maio, a Casa Civil da Presidência da República publicou uma portaria que restringe os voos vindos da Índia para o Brasil, exceto os transportadores de carga. A medida busca evitar a propagação da variante do novo coronavírus identificada no país asiático.
CEPA INDIANA
Em 10 de maio, a OMS (Organização Mundial da Saúde) disse que a variante indiana tem risco de maior transmissibilidade e características que podem tornar as vacinas menos eficazes. Segundo a organização, a cepa já foi identificada em pelo menos 17 países.