ALIANÇAS 2026: Os governadoráveis especulados buscam alianças para galgar o Palácio Rio Madeira

O senador Marcos Rogério (PL), o deputado federal Fernando Máximo (PL) e o atual prefeito de Porto Velho Leo Moraes (Podemos) estarão no mesmo palanque

ALIANÇAS 2026: Os governadoráveis especulados buscam alianças para galgar o Palácio Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.

Batalha esquecida

 

Como não se fala de corda em casa de enforcado, região que sofreu uma história muito negativa tende a esquecer o passado. No caso da Batalha de Itacoatiara, episódio ocorrido às margens do Rio Amazonas em 24 de agosto de 1932, durante a guerra civil constitucionalista, os rebeldes foram vencidos pelos governistas, como geralmente acontece na história do Brasil.

 

No Caso Bolsonaro, não foi dada a “ordem” que os amotinados esperavam em “72 horas”, veio a posse de Lula e os governistas perderam o timing para virar a mesa. No episódio de Itacoatiara, o prefeito e o vigário da cidade tentaram demover os rebeldes de atacar os governistas, mas não foram ouvidos. Enquanto discutiam, embarcações ligadas ao governo chegaram e quando foi dada a ordem de atacá-los a consequência foi uma humilhante derrota para os revoltados.

 

Essa batalha, que muitos preferiam esquecer, pelo desastroso envolvimento de parentes e sócios de antepassados, surge agora, com impacto, na forma de uma história em quadrinhos do artista Rogério Mascarenhas, o Romahs, do Black Eye Estúdio, que faz bem em levantar o episódio. Afinal, a batalha naval de Itacoatiara foi a única do século XX antes da Guerra das Malvinas.

 

O governo só perde uma batalha quando é muito fraco, como se viu na Proclamação da República. Com as armas da Carta de 1988, o Estado brasileiro é muito forte e não cai a sopro de lobo.

 

 

= = = =

 

Alianças 2026

 

Os principais governadoráveis especulados seguem nas mesas de negociações em busca de alianças para galgar o Palácio Rio Madeira, sede do governo estadual de Rondônia. Já parece certo que o senador Marcos Rogério (PL), o deputado federal Fernando Máximo (PL) e o atual prefeito de Porto Velho Leo Moraes (Podemos) estarão no mesmo palanque no pleito do ano que vem. Não está definido ainda se o candidato a governador desta aliança será Rogério ou Máximo. Leo poderá indicar nesta aliança o maninho Paulo Moraes Filho para vice, conforme se fala nos bastidores políticos em novas especulações.

 

As dificuldades

 

Exceto o União Brasil, que conta em seus quadros candidatos expressivos a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados de sobra, as demais agremiações estão encontrando dificuldades na estruturação de suas nominatas de apoio aos seus postulantes majoritários.  Os governadoráveis Hildon Chaves (PSDB) e o prefeito de Cacoal Adailton Fúria (PSD) estão garimpando nomes para a peleja. Já, a coalizão Caminhada da Esperança, de centro e esquerda, que reúne oito agremiações deverá se dividir em duas composições para abrigar todas as suas candidaturas proporcionais.

 

Nos estados

 

Os bolsonaristas alienígenas estão atacando outros estados. Em Santa Catarina, com o vereador Carlucho Bolsonaro que vai disputar uma cadeira; em Rondônia o cabo Daciolo; em Roraima o deputado federal Hélio Negão. Todos eles cariocas, querendo fazer as lideranças dos outros estados de trouxas. Em Santa Catarina Carlucho vai liderando as primeiras pesquisas, mesmo com os políticos conservadores e até bolsonaristas em pé de guerra. Já, em Rondônia o cabo Daciolo ainda não engrenou enquanto o deputado Negão em Roraima ainda prospecta suas possibilidades naquelas bandas,

 

Grande cracolândia

 

As esferas de governos estaduais e municipais de Porto Velho precisam somar esforços para combater os avanços das cracolândias na capital rondoniense. Além dos bairros centrais, objeto de uma onda de assaltos, roubos de fiação elétrica e arrombamento de residências e estabelecimentos comerciais, também as regiões da Zona Leste (Eixo Tancredo/JKs/Ulysses) e Zona Sul (Eldorado/Caladinho/Cohabs) estão infestadas de pontos de vendas de drogas. Ao mesmo tempo a ação social de Porto Velho e do governo estadual não estão dando conta do recado para atender tantos andarilhos e mendigos perambulando pelas ruas. É coisa de louco!

 

Grande expansão

 

A partir das inciativas de organizações nos presídios do Rio de Janeiro e São Paulo, o Comando Vermelho chegou a 25 estados e mais o Distrito Federal. Em Manaus, Rio Branco e Porto Velho os presídios estão superlotados de traficantes e as apreensões de drogas das facções criminosas somam a toneladas de cocaína e de maconha pelas rodovias federais, pelos rios que fazem fronteira com a Bolívia, Peru e Colômbia. A organização criminosa, rival do PCC também está chegando forte nos garimpos ilegais a Amazônia, onde se pratica também o tráfico de drogas e atos de piratarias nas embarcações que transportam combustíveis em Rondônia, Amazonas e no Pará.

 

Via Direta

 

*** E o PDT nacional perdeu uma de suas maiores lideranças, o ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes que ingressou no PSDB para disputar o governo do Ceará *** O PDT segue no projeto de alinhamento com a candidatura do presidente Luís Inácio Lula da Silva à reeleição no ano que vem. *** Os ex-prefeitos de Porto Velho Sebastião Valadares e José Guedes penduraram as chuteiras. Não projetam mais disputas de cargos eletivos, como também Carlinhos Camurça que sumiu do mapa *** Já os ex-prefeitos Roberto Sobrinho e Mauro Nazif estarão nas pelejas para cargos a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. Ainda não confirmaram quais serão os partidos escolhidos.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS