PESQUISA IHPEC: Corrida eleitoral para governador tem Fúria e Máximo como mais competitivos

Levantamento aponta cenários distintos para o Governo de Rondônia com vantagens para candidatos da direita

PESQUISA IHPEC: Corrida eleitoral para governador tem Fúria e Máximo como mais competitivos

Foto: Montagem/Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
4 pessoas reagiram a isso.

Uma pesquisa de intenção de voto sobre as eleições de 2026 em Rondônia, realizada pelo IHPEC — Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação —, traça um panorama inicial do cenário eleitoral no estado. O levantamento foi conduzido entre os dias 8 e 17 de dezembro de 2025 e teve seus resultados divulgados com exclusividade pelo portal Rondôniaovivo.

 

Este é o último estudo do instituto em 2025 com foco nas disputas estaduais de 2026 e serve como referência preliminar para a análise do ambiente político no estado. A pesquisa ouviu 1.506 eleitores em diferentes regiões de Rondônia, utilizando metodologia de amostragem sistemática e estratificada, de modo a representar adequadamente o perfil do eleitorado rondoniense.

 

De acordo com o IHPEC, o levantamento possui margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%, dentro dos padrões técnicos adotados em pesquisas eleitorais.

 

A pesquisa simulou dois cenários distintos para a disputa ao Governo de Rondônia, considerando a possibilidade de Marcos Rogério ou Fernando Máximo concorrerem ao Executivo estadual. Ambos aparecem como possíveis candidatos tanto ao governo quanto ao Senado, o que levou o instituto a trabalhar com diferentes configurações também para a corrida senatorial.

 

Governo do Estado: dois cenários simulados

 

Na Simulação 1, que considera Marcos Rogério como candidato ao governo, o prefeito de Cacoal, Adailton Fúria, lidera as intenções de voto com 35,3%. Em seguida aparece Marcos Rogério, com 25,5%. Acir Gurgacz soma 10,0%, enquanto Sérgio Gonçalves registra 6,7%. O percentual de eleitores que não souberam ou não responderam (NR) chega a 22,5%.

 

 

Já na Simulação 2, com Fernando Máximo disputando o governo, Adailton Fúria mantém a liderança, com 33,5%. Fernando Máximo aparece em segundo lugar, com 28,4%. Acir Gurgacz alcança 10,8% e Sérgio Gonçalves, 7,8%. O índice de NR neste cenário é de 19,4%.

 

 

Divulgação sem análise

 

Tanto o IHPEC quanto o portal Rondoniaovivo optaram, neste momento, por não apresentar análises ou interpretações dos dados. A proposta é disponibilizar os números de forma objetiva, permitindo que os leitores tirem suas próprias conclusões. Em uma etapa posterior, colunistas do portal deverão comentar os resultados e os cenários apontados pela pesquisa.

 

Os dados reforçam que, a pouco mais de um ano do início oficial do processo eleitoral, o cenário em Rondônia ainda está em formação, com alto índice de indecisos e múltiplas possibilidades de configuração tanto para o Governo do Estado quanto para o Senado Federal.

 

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?
Quantos livros você leu em 2025?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS