ALAN QUEIROZ: realiza homenagens a padroeira de PVH e aos 50 anos da Missão Marcelina

As homenagens ocorreram na manhã e na tarde da última quarta-feira (14)

ALAN QUEIROZ: realiza homenagens a padroeira de PVH e aos 50 anos da Missão Marcelina

Foto: assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na última quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa de Rondônia foi palco de duas homenagens. Promovidas pelo deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), foi realizada uma Sessão Solene em homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho e uma Sessão Solene em homenagem aos 50 anos da Missão Marcelina em Rondônia. A iniciativa do parlamentar visa reconhecer a importância tanto da padroeira da capital, quanto da missão das Irmãs Marcelinas na área da saúde, educação, assistência social e evangelização.
 
Durante a manhã, ocorreu a homenagem a Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da capital, e ao centenário da Catedral Sagrado Coração de Jesus, sendo esse um momento dedicado à valorização da fé e a tradição da população portovelhense. Durante a cerimônia, foram concedidas homenagens aos representantes destas instituições: o Sr. Geraldo Siqueira de Almeida, pároco da Catedral e coordenador geral das comemorações do centenário e Lyene Karyn, educadora do Instituto Maria Auxiliadora.
 
Na parte da tarde, ocorreu a cerimônia em homenagem à Missão das Irmãs Marcelinas, que contou com a presença de autoridades, representantes da missão e membros da sociedade civil, que prestaram suas homenagens e reconheceram o legado das Irmãs Marcelinas. A Sessão Solene reforçou o compromisso do poder legislativo em valorizar instituições que, como a Missão Marcelina, dedicam-se incansavelmente ao bem-estar da população rondoniense.
 
 
Foram realizados ainda, votos de louvor aos colaboradores do Hospital Santa Marcelina, colaboradores da Escola Marcelo Cândia, colaboradores médicos do Hospital Santa Marcelina e aos colaboradores da Escola Marcelo Cândia subsede I. O parlamentar também realizou a entrega do Título de Honra ao Mérito a Irmã Lina Maria Ambiel e as medalhas de Mérito Legislativo às irmãs Cláudia Greco, Eunice Camilo Aguiar, Ubilina Scarioto e Maria de Lourdes Javaro.
 
Durante as solenidades, o deputado Alan Queiroz destacou a importância da missão para o estado. "Celebrar os 50 anos da Missão Marcelina é reconhecer uma história de amor, dedicação e serviço ao próximo. As Irmãs Marcelinas têm sido pilares fundamentais na construção de uma Rondônia mais justa e solidária. Esta homenagem é um agradecimento por todo o bem que proporcionaram à nossa sociedade", concluiu.
 
Ele também destacou que a oportunidade serviu como uma forma de prestar homenagem à fé do povo e de reforçar o papel da religiosidade na construção da identidade cultural da cidade. “A fé em Nossa Senhora Auxiliadora faz parte da história e do coração do nosso povo. Essa Sessão Solene é um gesto de respeito e valorização dessa tradição que atravessa gerações em Porto Velho”, afirmou.
 
As homenagens realizadas pelo parlamentar não apenas reconhecem trajetórias de dedicação e compromisso social, como também reforçam a importância de valorizar instituições que promovem o cuidado, a justiça e a dignidade humana. Ao destacar estes trabalhos, o deputado Alan Queiroz reafirma seu papel de apoio às iniciativas que transformam a vida do povo rondoniense.
 
Missão Marcelina em Rondônia
 
A Missão Marcelina iniciou suas atividades na década de 1950, atendendo comunidades de hansenianos nas proximidades de Porto Velho. Em 1975, consolidou-se com a fundação da Escola Santa Marcelina e do Hospital Santa Marcelina. Atualmente, a escola atende cerca de dois mil alunos, oferecendo projetos voltados à cidadania, incentivo à leitura e à matemática, preservação ambiental, combate às drogas, inclusão social e práticas esportivas. O hospital é referência em média complexidade, com 130 leitos e convênios com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), oferecendo serviços como oficina ortopédica e cirurgias especializadas.
 
A padroeira de Porto Velho
 
Nossa Senhora Auxiliadora é venerada em diversas partes do mundo, com uma história que remonta ao século XIX, marcada especialmente pelo retorno triunfante do Papa Pio VII a Roma, após anos de prisão durante a ocupação napoleônica na França. Em Porto Velho, a devoção à santa tem grande significado, mobilizando milhares de fiéis todos os anos.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
O Brasil deve regulamentar o uso de inteligência artificial?
Você é a favor do ‘PL da Devastação’?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS