PROJETOS: Embaixadora de Barbados visita Rondônia e participa de festival

A vinda da embaixadora Tonika Sealy Thompson a capital colaborou para pactuar a realização do festival internacional

PROJETOS: Embaixadora de Barbados visita Rondônia e participa de festival

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

A embaixada de Barbados, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO e a vereadora Joelna Holder realizaram no período de 15 a 18/09 uma série de visitas a órgãos públicos, empresas e demais Instituições. O objetivo das visitas foi divulgar o projeto “Festival Internacional do Mar do Caribe à Beira do Madeira”, projeto que celebra a cultura barbadiana. O projeto surgiu no âmbito do anseio da Comunidade Afro-Antilhana/Barbadiana de Porto Velho, confirmado e subsidiado por meio dos estudos e pesquisas realizadas pela pesquisadora, descendente e doutoranda em educação Cledenice Blackman que pertence a quarta geração de barbadianos (as) e nascida em Porto Velho.

 

Professora da rede municipal e bibliotecária/documentalista no IFRO Cledenice pautou seu trabalho de conclusão de curso de história e também seu mestrado sobre a importância dos barbadianos na formação cultural/educacional em Porto velho. O projeto do Festival reflete o anseio da comunidade de barbadianos (as) em Porto Velho celebrando a influência e a importância da imigração do Caribe Inglês no âmbito do município de Porto Velho e agregando outros municípios vizinhos como Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná e Cacoal. Dessa maneira será um grande festival cultural com exibição de filmes, música, apresentação de grupos de dança e palestras.

 

 

 

 

Participação da embaixada de Barbados

 

A vinda da embaixadora Tonika Sealy Thompson a capital colaborou para pactuar a realização do festival internacional buscando a cooperação das esferas do âmbito governamental, Prefeitura, Estado e a quem interessar a parceria. Joelna destaca a importância do projeto para Porto Velho: “nossa cidade é formada por um grande grupo de imigrantes de Barbados, estas famílias ajudaram a fundar Porto Velho. Vamos preservar e celebrar esta cultura tão importante que deixou um importante legado em nosso município”.

 

Uma das propostas é realizar anualmente o Festival e nos anos subsequentes viabilizar a extensão a outros estados brasileiros viabilizando com apoio das embaixadas de outros países que tiverem interesse em tornar-se parceira para instituir o Festival de Nações em Porto Velho. A comitiva foi recebida para apresentação do projeto na FIERO, Governo do Estado e também pelo Prefeito Hildon Chaves. “Tanto FIERO como Governo do Estado e Prefeitura sinalizaram positivamente com apoio ao projeto, estamos felizes com a receptividade a este importante evento de celebração a cultura barbadiana”, destacou Joelna.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS