Antes e depois do Conselho Municipal da Juventude que será implantado graças a projeto de lei do vereador Léo Moraes(PTB) , o qual acaba de ser sancionado pelo Executivo.
O colegiado representa um importante avanço para os jovens porque além do fortalecimento de políticas públicas para essa faixa da população, o município fica credenciado a receber recursos federais.
Segundo Léo Moraes, Porto Velho era a única Capital que não tinha tal Conselho, e por isso, deixava de receber milhões de reais anualmente, para promover políticas públicas para os jovens.
"Isso é algo que realmente ficará para a posteridade", frisou ele. “O Conselho é fruto da luta de muitos jovens guerreiros que participaram dos debates, das audiências públicas e que sempre acreditaram nisso", completou.
O Conselho que será ligado a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude será composto por quinze membros, sendo sete do Poder Público e oito da sociedade civil.
Do poder público terão assento a própria Coordenadoria de Juventude, Funcultural, Semed, Semes, Semusa, Sempla e Câmara Municipal.
A sociedade civil terá representantes dos portadores de necessidades especiais, dos estudantes do ensino médio e profissionalizantes; de relações raciais e étnicas; dos estudantes de ensino superior, dos estudantes do ensino fundamental, dos movimentos religiosos, do segmento da cultura e arte, além dos segmentos da sociedade organizada.
Entre as suas atribuições destacam – se : estudar, analisar, elaborar, discutir propor e aprovar planos, programas e projetos relativos à juventude no âmbito do Município.
Participar da elaboração e execução de políticas públicas é também uma das suas prerrogativas, além de desenvolver estudos e pesquisas relativos à juventude, objetivando subsidiar o planejamento das ações públicas para esse segmento no Município.
Léo Moraes informou que o órgão de interesse dos jovens terá um papel relevante porque será autônomo de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador.
“Terá uma contribuição decisiva na promoção de seminários, cursos, congressos entre outros eventos que visam discutir temas referentes a juventude”, concluiu o petebista.