O Tribunal Superior Eleitoral – TSE deverá julgar nesta terça-feira (14) o recurso ordinário do ex-vereador e candidato a deputado estadual Guilherme Erse (PPS). O registro da candidatura de deputado estadual de Guilherme Erse para as eleições 2006 foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE) acatando representação do Ministério Público Eleitoral.
*Com isto lista de deputados estaduais para a nova gestão na Assembléia Legislativa pode ser modificada. De acordo com a recontagem dos votos, e a inclusão possível do nome e dos votos do candidato Guilherme Erse, pode haver alteração e um dos deputados listados perder uma vaga para Silvernani Santos, primeiro suplente da coligação PPS/PFL que elegeu Ezequiel Neiva e Jair Miotto.
*O desembargador Roosevelt Queiroz, que é da Comissão de Apuradora, afirmou que mesmo com a candidatura deferida ou indeferida, os votos computados do candidato a deputado estadual, Guilherme Erse (PPS), seriam validados para a legenda, ou seja, a lista dos novéis deputados eleitos ainda pode sofrer novas alterações devidos aos processos em andamento.
*Na conjetura, os votos de Guilherme serviriam para a coligação do PPS/PFL, e nesse caso seriam somados para ajudar ao candidato Silvernani Santos a conseguir uma das vagas. Se essa possibilidade se concretizar quem ficaria de fora seria o deputado Chico Paraíba (PSDB) da coligação Rondônia Mais Humana.
*Silvernani assumiria a vaga de Chico Paraíba, tudo porque, uma vez validados os mais de três mil votos conferidos ao candidato Guilherme Erse, as sobras da coligação PFL-PPS superam as da coligação PMDB-PP. Dessa maneira, a vaga de Paraíba fica para Silvernani pela questão do coeficiente eleitoral partidário.