CUIDADO - Polícia Civil alerta população do golpe do “papelão” e de furtos de veículos e casas

CUIDADO - Polícia Civil alerta população do golpe do “papelão” e de furtos de veículos e casas

CUIDADO - Polícia Civil alerta população do golpe do “papelão” e de furtos de veículos e casas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) faz um alerta geral para a população e oferece dicas para evitar novas vítimas, tendo em vista a época de festas de fim de ano.
NOVO GOLPE
A Polícia Civil do Estado de Rondônia identificou uma nova modalidade de assalto e alerta a população. Ao retornar para o seu veículo, no local em que estiver estacionado, preste atenção na presença de pessoas estranhas, fique atento! Conforme a Polícia Civil, marginais têm colocado no pára-brisa traseiro do carro um papelão, como forma de proteger o veículo dos raios de sol. Porém, a vítima só percebe que foi colocada a proteção quando já entrou em seu veículo e olha pelo retrovisor. Naturalmente, a vítima sai do carro, para retirar a proteção, e nesta hora o dono do veículo é abordado pelos criminosos, sendo então anunciado o assalto. Nestes casos, o secretário Adjunto da Sesdec, delegado Cezzar Pizzano, alerta que a pessoa não deve sair de seu carro para retirar a proteção e sim seguir o seu caminho e parar em outro local para retirar. "Acontece que a proteção atrapalha na direção do automóvel e a pessoa desce do carro, o deixando ligado, e neste momento acaba sendo vítima de um assalto. Recomendamos para as pessoas que nestas condições prossigam e estacionem o carro em outro lugar", informou o delegado. Pizzano ainda informa que muitas vítimas acreditam que a proteção colocada no pára-brisa traseiro foi colocado por "flanelinhas".
FURTOS E ROUBOS DE VEÍCULOS
De acordo com o secretário Adjunto da Sesdec, delegado Cezzar Pizzano, não há veículo que não possa ser furtado ou roubado, por isso dificultar a ação do ladrão é uma saída. "É recomendável que o veículo possua qualquer dispositivo antifurto, pode ser alarme, trava, corte de combustível e outras, hoje em dia temos diversas opções", declarou. O delegado também avisa que é perigoso estacionar o veículo em local ermo, com pouco movimento, distante, escuro ou já conhecido por sua criminalidade. "É importante que a pessoa não volte para seu veículo sozinho, principalmente, se perceber a presença de estranhos e/ou pessoas suspeitas", alertou Pizzano. Em casos de motocicleta, a polícia aconselha que o condutor não ande sozinho, durante a noite o risco pode ser ainda maior. Segundo Pizzano, um erro muito comum é o dono do automóvel deixar documentos do veículo em seu interior, "isso facilita a ação de marginais, pois ele consegue passar pelas barreiras policiais", disse.
RESIDÊNCIAS
O delegado Cezzar Pizzano aconselha: "quando for viajar deixe alguém em casa ou peça para um vizinho para recolher correspondências, isso ajuda a não evidenciar a ausência de pessoas na residência. Oriente essa pessoa a acender uma lâmpada interna ou externa e apagá-la ao amanhecer". A polícia ainda alerta que ao se aproximar de sua casa olhe para todos os lados, caso existam pessoas estranhas próximas passe direto. "Se a pessoa desconfiar ela não deve pensar duas vezes e ligar imediatamente para a polícia", avisou. "Nunca reaja a um assalto. Sua vida vale muito mais que os bens materiais. Obedeça sempre as ordens dos assaltantes, procurando não contrariá-los, é preciso ter cuidado, pois a reação desses criminosos é imprevisível", alertou. Para ajudar a polícia procure discretamente observar e memorizar a fisionomia, roupas, sinais no corpo, tatuagens e outras características peculiares, isso vai contribuir com a investigação policial.
COMO DENUNCIAR
Nunca deixe de denunciar para isso existem telefones próprios como o disque 190 (Centro Integrado de Operações Policiais – CIOP), (69) 3216 8833 (disque-denúncia da Polícia Civil) e 0800-647-1400 (Delegacia de Patrimônio). As ligações não são identificadas e podem ser anônimas, a polícia assegura que a identidade do denunciante será guardada em absoluto sigilo. O secretario Adjunto ressalta que é importante a população se prevenir e não facilitar a ação de marginais. Ele também destaca que a polícia estará realizando diversas ações de prevenção e combate ao crime neste fim de ano, entre elas a "Operação COMBATE", com o objetivo de garantir boas festas a todo o Estado de Rondônia.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS