A pianista de Rondônia Patrícia Yamazaki, de 17 anos, se apresentou, no último domingo (18/01), em recital solo, na Grace United Methodist Church, em Harrisburg, capital da Pensilvânia, nos Estados Unidos. O evento foi realizado a convite da professora doutora em Música, norte-americana, Shelly Mormon, que ministra aulas na Lebanon Valley College, renomada faculdade americana localizada em Annville, no estado da Pensilvânia, onde Patrícia participa de intercâmbio no curso de Música.
No repertório, Patrícia levou ao público sucessos de grandes compositores do estilo erudito, como Mozart, Beethoven e Chopin, em um recital que emocionou o público. Para a jovem pianista, o intercâmbio tem sido uma oportunidade para trocar conhecimentos e desenvolver novas habilidades em parceria com professores norte-americanos e na companhia de outros alunos brasileiros.
“Estou muito feliz, porque é uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Estou aproveitando para conhecer a cultura de outras cidades e outras pessoas. Com certeza, é um sonho realizado, e espero que essa conquista inspire outros jovens a não desistirem dos seus objetivos, porque é possível alcançá-los, com persistência e abraçando as oportunidades. Espero continuar abrindo caminhos por meio da educação musical em Rondônia”, disse Patrícia.
Patrícia Yamazaki é de Porto Velho (RO) e vem consolidando seu nome como um dos grandes talentos da nova geração na música erudita. A jovem musicista já acumula prêmios nacionais e internacionais e atuou como solista convidada de importantes orquestras do país, levando o nome de Rondônia a palcos de destaque no Brasil e no exterior.
Além da atuação como solista, a artista integra a Orquestra Villa-Lobos, projeto de formação musical sediado em Porto Velho e reconhecido por revelar novos talentos da região Norte. Multi-instrumentista, atualmente dedica-se prioritariamente ao piano e é aluna da conceituada pianista e professora Me. Janne Gonçalves, do Espírito Santo.
Entre as principais conquistas de Patrícia Yamazaki, estão o reconhecimento como Melhor Solista Erudita no Prêmio Sebrae Amazônia de Música em 2025. No mesmo ano, a pianista apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro Helder Trefzger. A apresentação foi resultado do Concurso Ligia Amadio para Mulheres Solistas, realizado em 2024, em Belém (PA), em que Patrícia venceu em 1º lugar.
Em maio de 2025, Patrícia participou do Festival de Maio no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. No mês seguinte, se apresentou em solo com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais em um concerto de comemoração ao Dia dos Namorados. O evento foi realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), considerado o maior complexo cultural da América Latina.
Outras premiações
A jovem pianista conquistou 1º lugar no Concurso de Piano Pró-Música, em Campinas (SP), em 2022; o Troféu Jacamim das Costas Verdes, concedido pelo Governo do Estado de Rondônia no mesmo ano; o 1º lugar no 35º Concurso de Piano da Cidade de Albenga, na Itália; além de premiações em concursos realizados em São Paulo, Curitiba, Bogotá (Colômbia), Barcelona (Espanha) e Teresópolis (RJ). Em 2024, destacou-se ainda ao receber o prêmio de Melhor Intérprete da obra do compositor homenageado Edino Krieger.