OUTUBRO ROSA E A PSICO-ONCOLOGIA: O cuidado com a saúde mental de quem enfrenta o câncer

Uma área que une a Psicologia e a Oncologia para cuidar dos aspectos psicoemocionais de pacientes oncológicos, seus familiares e dos profissionais de saúde que lidam com a doença

OUTUBRO ROSA E A PSICO-ONCOLOGIA: O cuidado com a saúde mental de quem enfrenta o câncer

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
2 pessoas reagiram a isso.
Outubro é o mês em que o mundo se veste de rosa para lembrar da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas também é tempo de refletir sobre outro aspecto essencial do tratamento: a saúde emocional de quem vive ou convive com a doença.
 
 É nesse contexto que a Psico-Oncologia ganha destaque, uma área que une a Psicologia e a Oncologia para cuidar dos aspectos psicoemocionais de pacientes oncológicos, seus familiares e dos profissionais de saúde que lidam com a doença. Por isso, O Grupo Chavantes entrevistou a Psicóloga Adriana Mendes, especialista em Psico-oncologia pela PUC do Rio de Janeiro, para falar um pouco sobre esse assunto tão delicado e que precisa ser enfrentado por todos os agentes envolvidos no processo.
 
Segundo a psicóloga Adriana, todos sabem que receber o diagnóstico de câncer é uma experiência que afeta não apenas o corpo, mas também o equilíbrio emocional, social e familiar, entretanto, poucas pessoas sabem que a psico-oncologia é uma especialidade que ajuda a amenizar os efeitos, muitas vezes devastadores da doença.
 
 Adriana lembra que esses profissionais auxiliam no fortalecimento emocional dos pacientes, oferecendo ferramentas adequadas para lidar com a doença. O acompanhamento tem como objetivo compreender e acolher as emoções, incluindo medos, frustrações, ansiedade e angústias que surgem diante do diagnóstico. Além disso, busca apoiar o paciente na vivência das perdas, transformações e do estigma associado a dor e ao sofrimento, contribuindo para que ele encontre sentido, força e esperança ao longo do processo de tratamento.
Durante a campanha do Outubro Rosa, a atuação em psico-oncologia torna-se ainda mais relevante. Muitas mulheres enfrentam mudanças significativas na imagem corporal, como queda de cabelo, perda de peso ou mastectomia. Essas alterações podem impactar profundamente a autoestima e a identidade feminina, despertando sentimentos de tristeza, vergonha ou desvalorização.
 
Nesses momentos, o psico-oncologista desempenha um papel essencial, oferecendo acolhimento e suporte emocional para que cada mulher possa resgatar sua autoestima, reconectar-se com sua imagem e reconhecer sua beleza e valor que vão muito além do corpo físico. É um convite à resiliência, à autocompaixão e à valorização da vida, mesmo diante dos desafios do câncer. A profissional aponta ainda que a população com câncer tem maior predisposição a um diagnóstico de depressão e ansiedade.
Os familiares também merecem atenção especial, pois convivem com o medo da perda, a ansiedade e o desejo de proteger quem amam.
 
A psico-oncologia entende a importância de cuidar de quem cuida é essencial, já que familiares emocionalmente fortalecidos são capazes de oferecer o suporte necessário ao paciente, sem se sobrecarregar. 
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Psico-oncologia (SBPO), essa especialidade tem se consolidado como parte essencial da equipe multiprofissional, pois contribui diretamente para melhores resultados clínicos, adesão ao tratamento e qualidade de vida.
 
Neste Outubro Rosa, a mensagem que a Psico-oncologista Adriana Mendes, traz, é clara: “diagnóstico precoce é fundamental, mas, cuidar da saúde emocional também”. Por isso, além de falar sobre prevenção e diagnóstico precoce, precisamos falar sobre acolhimento, escuta e saúde emocional, porque cada história merece ser cuidada com empatia, respeito e amor.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS