A mídia oficial foi suspensa pelo governo de Rondônia, Detran-RO e Assembleia Legislativa em aproximadamente 40 sites de notícia devido à denúncia de que robôs estão sendo usados para aumentar as visualizações. De acordo com o que foi denunciado, sites desconhecidos, sem endereço fixo e sem jornalista responsável estavam recebendo valores altos devido à fraude.
O novo secretário de Comunicação do governo, Renan Fernandes, determinou à agência de publicidade a verificação da denúncia de que os robôs são acionados de madrugada, deixando registros falsos de visualizações.
O escândalo está grande. Renan Fernandes foi chamado ao Ministério Público do Estado (MPE) para dar explicações, mas já tinha determinado que as providências fossem tomadas e os sites suspeitos não estavam mais na lista de contemplados com publicidade oficial.
Paralelamente, o novo secretário tem sido pressionado e atacado por sites de notícia que fariam parte do esquema fraudulento. O MPE acompanha caso passo a passo.
Alguns fatos mostraram a veracidade da denúncia do uso de robôs. Há sites que são cópias um do outro. Idênticos, mudando apenas a logo. Outros não têm produção própria, postando somente matérias institucionais, os chamados “releases”, e outros ainda copiam matérias de jornais eletrônicos mais conhecidos, sem citar a fonte.
Ao tomar conhecimento da fraude o secretário acionou a agência de publicidade que atende o governo. Os 40 sites ficam fora da lista de recebimento de mídia enquanto o caso é apurado.