O
Rondoniaovivo quer saber: qual sua opinião sobre a proposta do Governo Federal para taxar os super-ricos? De acordo com a Fundação Getulio Vargas, brasileiros super-ricos equivalem a 0,01% da população.
São considerados super-ricos aqueles que recebem acima de R$ 1,2 milhões ao mês. O projeto do Governo pretende taxar também instituições bancárias e casas de apostas (bets). O objetivo do Planalto é gerar um novo imposto para taxar os super-ricos e isentar 26 milhões de pessoas que ganham até 5 mil por mês do pagamento do imposto de renda.
O plano tem sido brecado pelo Congresso, mas deve ser analisado no segundo semestre deste ano. O presidente Lula (PT) defende que o projeto - apelidado de ‘taxação BBB’ (bilionários, bancos e bets) - é um plano para diminuir a desigualdade no país.
“Hoje, no Brasil, uma pessoa de altíssima renda paga menos imposto de renda do que um trabalhador comum. Então, uma pessoa que ganha mais de R$ 1 milhão, muitas vezes, paga uma alíquota menor do que uma professora, do que um policial militar, do que um bombeiro, do que uma enfermeira. E isso é um retrato da desigualdade de renda no Brasil”, disse Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Qual sua opinião sobre isso? Acha que os super-ricos devem ser taxados para isentar pessoas de baixa renda do imposto? Expresse seu ponto de vista na nova enquete do Rondoniaovivo, que pode ser conferida abaixo.
Vale lembrar que as enquetes do Rondoniaovivo não tem valor científico. São apenas uma ferramenta para aferir a opinião pública. Leitores podem sugerir temas para enquetes comentando nas redes sociais do jornal.
Você é a favor da taxação dos super-ricos?
A) Sim, sou a favor.
B) Não, sou contra.
C) Não tenho opinião.