SINISTRO: Barco Hospital do governo afundou em Guajará-Mirim

A embarcação Walter Bártolo estava ancorado num porto aguardando manutenção

SINISTRO: Barco Hospital do governo afundou em Guajará-Mirim

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A embarcação do governo estadual que leva assistência de saúde para as comunidades ribeirinhas das bacias dos rios Mamoré e Guaporé, afundou por volta de 2h40 da madrugada desta quarta-feira (30), em Guajará-Mirim. O barco hospital Walter Bártolo apresentou uma rachadura no casco e foi ancorado. A avaria causou entrada de água e o barco foi arrastado pela correnteza e naufragou.
 
Ainda na madrugada testemunhas viram boias salva-vidas, geladeira e outros objetos da embarcação flutuando na região do naufrágio. O Rondoniaovivo apurou que não teve vitimas e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está tomando as providencias. A Marinha do Brasil foi acionada para iniciar as investigações.
 
 

Assistência à saúde

 

O Barco Hospital Walter Bártolo entrou em operação em 2016, em iniciativa do governo de Confúcio Moura, para levar atendimentos de saúde para os moradores das bacias dos rios Mamoré e Guaporé e para apoio e integração bilateral com comunidades boliavianas.

A embarcação era bem estruturada para oferecer condições de atendimentos à distância. Possuía internet de qualidade, ambulanchas de apoio e remoções, sendo um centro de saúde flutuante completo e bem equipado com estrutura médica e ambulatorial.

 

Nota da SESAU

 

Por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira (30), a assessoria da Secretaria de Estado da Educação (SESAU) emitiu a seguinte nota:

 

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esclarece sobre o sinistro envolvendo o Barco Hospital Walter Bártolo, ocorrido no rio Mamoré, na madrugada desta quarta-feira (30).
 
O incidente não deixou vítimas. A embarcação estava atracada na margem do rio e havia retornado, há dois dias, de uma missão realizada em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim.
 
A Polícia Militar e a Marinha do Brasil foram acionadas e estão conduzindo as investigações para apurar as causas do ocorrido. A Sesau informa que todas as licenças, os laudos e as manutenções da embarcação estão em dia.
 
O Barco Hospital Walter Bártolo é uma unidade fluvial de saúde que atende comunidades ribeirinhas e indígenas na região de Guajará-Mirim, levando serviços essenciais de saúde a populações de difícil acesso.
 
A Secretaria reforça seu compromisso com a transparência e a segurança das operações, e manterá a população informada sobre os desdobramentos do caso.
 
Porto Velho, 30 de abril de 2025.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS