COLAPSO CLIMÁTICO: Alunos do distrito de Calama enfrentam enchentes para ir à escola

Região dos bairros São Francisco e Tancredo Neves estão completamente alagadas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Alunos da rede estadual de ensino têm enfrentado dificuldades para ir à escola em Calama, distrito de Porto Velho (RO). Em um vídeo publicado pela jornalista Luciana Oliveira, pais e crianças caminham nas águas da alagação do rio Madeira, que está perto de uma cota de enchente.
 
Os moradores dos bairros São Francisco e Tancredo Neves relatam que a região está completamente alagada e pedem pela paralisação das aulas, para evitar casualidades. No distrito, a água já começou a invadir casas e a atingir relógios de energia elétrica. De acordo com o IBGE, Calama tem cerca de 3 mil habitantes. 
 
A Defesa Civil estima que ao menos 10 mil ribeirinhos foram atingidos pela cheia - que, apesar de costumeira, tem se intensificado com o aumento significativo de chuvas na região do Sul da Amazônia e na Bolívia, onde nascem os rios que formam o Madeira. 
 
O rio está estável, mas o cenário pode se agravar caso a previsão de chuvas na Bolívia e em Rondônia se confirmem. Não há, até o momento, estimativa para que o Madeira atinja níveis como os da cheia de 2014. Segundo o Serviço Geológico Brasileiro (SGB), o rio registrou na segunda-feira (7) o nível de 16,71 metros. 
 
Além de Calama, Ressaca, Maravilha 1 e 2, Vila Nova também enfrentam os efeitos do colapso climático. A Defesa Civil recomenda que os moradores das regiões tomadas pelas águas evitem caminhar por áreas alagadas. A preocupação maior é a possibilidade de ataque de animais peçonhentos e de jacarés que, com o aumento das águas, costumam se aproximar das casas das comunidades. 
 
Outra recomendação é que seja evitado o consumo direto da água do rio. Existe risco de contaminação e a indicação é de consumo de água mineral. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número (69) 98473-2112.
 
* Com conteúdo de Luciana Oliveira. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acha que o Brasil vai ser hexa nesta Copa do Mundo?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

LUIZ AUREO ZEFERINO

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS