Para grandes empresas, aumento será de mais de 13% e decisão vale desde o dia 13
Foto: iStock
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O aumento nas tarifas de energia em Rondônia entrou em vigor em 13 de dezembro deste ano, com um acréscimo de 9,98% para residências e 13,31% para empresas e indústrias, conforme informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Este reajuste supera as expectativas da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), que estimava um aumento de 3,91% até 2024.
A Aneel atribui o aumento principalmente aos custos relacionados à distribuição de energia, além de encargos setoriais, que representam os tributos presentes na conta de energia.
A revisão tarifária periódica das distribuidoras visa repassar ao consumidor os ganhos de produtividade da concessionária, decorrentes da expansão do mercado e do aumento do consumo.
Justificativa
A Secretaria de Energia Elétrica explica que o repasse é realizado por meio da aplicação do fator X nos cálculos da revisão tarifária periódica, atuando como um redutor dos índices de reajuste.
Esse processo quer garantir tarifas justas tanto para consumidores quanto para investidores, incentivando a eficiência e a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica.
Menos gastos
Para enfrentar os desafios energéticos, algumas dicas de economia são sugeridas para 2024, como a utilização de lâmpadas LED, desconectar eletrônicos da tomada, aproveitar a luz natural, reduzir o tempo de uso de aparelhos, controlar o uso do ar-condicionado e otimizar o uso da geladeira.
Além disso, a instalação de placas solares é apresentada como uma alternativa sustentável que pode gerar economia mensal na conta de luz.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!