BORA ECONOMIZAR: Conta de energia sobe quase 10% em Rondônia a partir de dezembro

Para grandes empresas, aumento será de mais de 13% e decisão vale desde o dia 13

BORA ECONOMIZAR: Conta de energia sobe quase 10% em Rondônia a partir de dezembro

Foto: iStock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.

O aumento nas tarifas de energia em Rondônia entrou em vigor em 13 de dezembro deste ano, com um acréscimo de 9,98% para residências e 13,31% para empresas e indústrias, conforme informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Este reajuste supera as expectativas da Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace), que estimava um aumento de 3,91% até 2024.

 

A Aneel atribui o aumento principalmente aos custos relacionados à distribuição de energia, além de encargos setoriais, que representam os tributos presentes na conta de energia.

 

A revisão tarifária periódica das distribuidoras visa repassar ao consumidor os ganhos de produtividade da concessionária, decorrentes da expansão do mercado e do aumento do consumo.

 

Justificativa

 

A Secretaria de Energia Elétrica explica que o repasse é realizado por meio da aplicação do fator X nos cálculos da revisão tarifária periódica, atuando como um redutor dos índices de reajuste.

 

Esse processo quer garantir tarifas justas tanto para consumidores quanto para investidores, incentivando a eficiência e a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica.

 

Menos gastos

 

Para enfrentar os desafios energéticos, algumas dicas de economia são sugeridas para 2024, como a utilização de lâmpadas LED, desconectar eletrônicos da tomada, aproveitar a luz natural, reduzir o tempo de uso de aparelhos, controlar o uso do ar-condicionado e otimizar o uso da geladeira.

 

Além disso, a instalação de placas solares é apresentada como uma alternativa sustentável que pode gerar economia mensal na conta de luz.

Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS