Acompanhando a
cratera fedentina noticiada pelo
Rondoniaovivo nesta quinta-feira (26), a reportagem registrou, a menos de 20 metros do buraco, e também na Av. Imigrantes, mas desta vez em frente a Circunscrição Regional de Trânsito, outro vazamento de água servida em via pública.
Desta vez, o escoamento do esgoto começa em um passeio ao lado de um ponto de ônibus e invade a via pública. Mesmo sem buracos, a água servida é origem de um lamaçal fedorento que importuna pedestres e aborrece motoristas e motociclistas.
O Rondoniaovivo enviou os registros do lamaçal para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está aguardando a resposta do órgão. O descarte incorreto de esgoto comercial e doméstico é ilegal, e o Departamento de Fiscalização Ambiental da Sema é responsável pelo policiamento e penalização da prática criminosa.
Poças de água suja são, obviamente, foco de proliferação de doenças, como dengue, diárreia e cólera. A penalização pela prática vai de 25 UPFM a 2000 UPFM (R$ 2.216,05 a R$ 177.320,00), conforme a Legislação Municipal que dispõe sobre o Código Municipal de Meio Ambiente.