Eleição sindical é sempre complicada. E a do CREA/RO que irá acontecer em breve já começou a gerar denúncias e atritos. Segundo um dos candidatos, o engenheiro Aberlardo Townes de Castro Neto, o CREA-RO (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia), além de ter fornecido informações sigilosas de sua pessoa, estaria favorecendo outra candidata nas eleições que acontecem no órgão.
Abelardo que teve sua candidatura impugnada protocolou denuncia na comissão eleitoral no início desta semana afirmando que houve o vazamento de informações pessoais para uma candidata. Segundo o candidato houve violação de seus direitos ao ter seus dados pessoais expostos, ferindo assim a Lei de Proteção de Dados – LGPD.
Diante do acontecido, o denunciante “requer que esse órgão busque esclarecimentos, quanto ao vazamento de dados que deveriam estar protegidos; Privilégios a candidata que está agindo contra a ética na concorrência ao cargo e apuração do edital e analise das infrações das regras.”
Este incidente também serve como um lembrete contundente da importância de se cumprirem editais e a Lei de Proteção de Dados.