O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), se congratulou hoje (15 de outubro), com os profissionais da educação, pelo registro do Dia do Professor, ao enfatizar ser seguramente esta a mais importante profissão do mundo, pois todas as demais sempre precisaram e precisarão de um orientador, ou seja, do mestre. Disse ele que na atual legislatura, os deputados em sua totalidade têm sido sensíveis as reivindicações do magistério, e neste sentido diversas melhorias foram garantidas, como o novo Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos.
De acordo com o deputado Hermínio Coelho, infelizmente os deputados contam com limitações constitucionais, não podendo, por exemplo, legislar matérias financeiras, e neste sentido, todos os projetos que gerem despesas necessariamente devem ser encaminhadas pelo Governo. “Seguramente se dependesse unicamente da Assembleia Legislativa, faríamos justiça para com todos os servidores, assegurando um salário digno”, complementou.
Além de homenagearmos, temos também que agradecer aos professores e professoras, responsáveis pela formação de tantos outros e que enfrentam inúmeros desafios para levar o conhecimento e o aprendizado a seus alunos. ”Faz necessário destacar que estes trabalhadores vão muito mais além da transmissão de conhecimentos. Eles tem a responsabilidade de formar grande parte das noções de cidadania e valores”, declarou.
O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho disse ainda, que ao contrário das demais profissões, o professor vai mais além da dupla jornada de trabalho, por passar horas e até finais de semana inteiros em casa preparando conteúdo para prender a atenção dos alunos e fazer acontecer à transformação intelectual de cada um deles. Assim sendo, disse, é preciso atenção redobrada do Governo Estadual, e o devido reconhecimento, assegurando a valorização e uma aposentadoria digna. “Obrigado, muito obrigado ilustres professores e professoras de Rondônia”, afirmou o deputado Hermínio Coelho.