Nesta segunda e terça-feira (16 e 17), a Gerência de Saúde Penitenciária (Gesau) realizou com 150 reeducandos do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé o exame de PDD – prova tuberculínica para detectar o contato com o bacilo da tuberculose dentro da unidade. Segundo a enfermeira Karla Rocha, os índices da doença nas unidades prisionais do Estado estão sendo prevenidos dessa forma, devido à facilidade de contágio entre os detentos.
Uma parceria entre a Gesau e a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) permitiu que a ação fosse realizada, possibilitando ainda o treinamento de cinco técnicos da Secretara de Estado de Justiça (Sejus) para as próximas ações. “Nós temos muitos trabalhos a realizar em todas as unidades da Capital e estamos preparando um calendário especial para as ações”, disse a enfermeira. No total, 11 técnicos e duas enfermeiras trabalharam em conjunto, entre servidores do Estado e do município.
O exame será completado quando a leitura de reação do PDD, que deve ser feita 48 horas após a aplicação, for realizada nesta quarta e quinta-feira (18 e 19). Para sexta-feira (20) está prevista a aplicação no último pavilhão do Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, onde aproximadamente mais 30 apenados ainda não receberam a visita da equipe.
Segundo a coordenadora de Saúde da Semusa, Luzanira da Costa, também já está previsto no calendário de vacinação adulto deste ano o início da ação em todas as unidades prisionais de Porto Velho no dia 8 de maio.