O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Costa Marques, expediu recomendação para que sejam canceladas e posteriormente reaplicadas as provas para todos os cargos do concurso público da Prefeitura daquele município, realizado no último dia 22 de janeiro, por meio do Instituto de Apoio e Pesquisa Científica, Educacional e Tecnológica de Rondônia (IPRO).
A recomendação foi expedida pelo Promotor de Justiça Roosevelt Queiroz Costa Júnior, mediante o recebimento de reclamações de candidatos, que informaram terem tido provas trocadas, sendo que os exames foram substituídos somente após duas horas. Outras queixas feitas ao MP versam sobre a repetição de questões em provas aplicadas nos períodos matutino e vespertino, distribuição de gabaritos sem dados pessoais dos candidatos, recebimento de provas diferentes da opção feita na inscrição, entre outras falhas.
A organizadora do certame já havia cancelado o concurso de forma parcial, remarcando para o dia 26 de fevereiro a aplicação de novas provas apenas para alguns cargos de nível fundamental, médio e técnico. Entretanto, em razão de terem sido identificadas irregularidades também nas provas de ensino superior, o Ministério Público recomendou a reaplicação das provas para todos os cargos.
No documento, o MP também recomenda que a Prefeitura fiscalize com maior diligência os serviços prestados pelo instituto contratado, tomando as medidas administrativas cabíveis para que sejam assegurados todos os princípios norteadores do concurso público, entre outras medidas.