Visando coibir a pesca no período de Defeso a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), através do Escritório de Gestão Ambiental de Cacoal (Erga) de Cacoal intensifica a fiscalização fluvial no rio São Pedro, principal afluente do rio Machado, na divisa com o município de Rolim de Moura. O resultado foi à apreensão de quatro embarcações portando diversos apetrechos de pesca.
A fiscalização aconteceu nos dias 13 e 14 deste mês e contou com a parceria de policiais da Policia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Conforme explicou o diretor da Erga, Maurício Martins Carmona Pugin, a pesca neste período em que varias espécies de peixes procuram os lugares apropriados para a desova é proibida pela lei federal 9.605/98, pelo decreto 6.514/08 e pela portaria 174/10 da Sedam. “Todo ato em que se pretenda usar embarcações deve ser comunicado ao órgão ambiental, seja um passeio familiar ou um trabalho científico”, alertou.
As ações de fiscalização no rio Machado e seus principais afluentes devem se estender com mais intensidade até o dia 15 de março, término do período de Defeso.