MPF faz campanha pelo voto consciente nas eleições 2010
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
'Seu voto – não venda, não troque, não negocie.' Essa é a mensagem da campanha eleitoral pelo voto consciente que o Ministério Público Federal (MPF) lançou em todo o país. Em Rondônia, emissoras de rádio e TV são parceiras na divulgação da campanha, veiculando spots e Vts. Além disto, diversas instituições públicas e privadas estão disponibilizando folderes e cartazes. “Quando o eleitor troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica a todos, inclusive sua família”, alerta o procurador regional eleitoral Heitor Soares.
A conscientização do eleitorado está no foco de atuações do MPF. O objetivo é esclarecer à população que comprar e vender voto é crime. A campanha mostra que o candidato a um cargo político que oferece presentes ou favores em troca do voto não respeita a opinião do eleitor nem os seus direitos. Ele dá uma pilha de tijolos mas, quando eleito, não trabalha para garantir a todos o acesso à saúde, educação, moradia e ao emprego. O eleitor ganha uma dentadura, mas abre mão de ter hospitais e postos de saúde. Ganha um par de tênis, mas não tem transporte público de qualidade.
Por meio do material da campanha, o público vai saber que, caso propostas como essas sejam feitas, o candidato deve ser denunciado para receber punição por crime eleitoral. Todos os tipos de mídia e produção gráfica foram desenvolvidos de modo a chamar atenção para a importância do voto e a regularidade das eleições. As denúncias podem ser feitas pelo site www.eleitoral.mpf.gov.br. Nele também há mais informações sobre a campanha.
Áudios e vídeos
O material da campanha pelo voto consciente pode ser acessado por meio da internet. Os dois vídeos estão disponíveis na página do MPF no Youtube (http://www.youtube.com/tvmpf) e os dois spots podem ser ouvidos e baixados na página da rádio que fica dentro do site do MPF (http://noticias.pgr.mpf.gov.br/radio).
Links diretos
Os acessos diretos ao material da campanha são os seguintes:
Rádio:
http://midia.pgr.mpf.gov.br/noticias/radio/spots/spot_eleicoes_compra_votos_pessimo_negocio.mp3
http://midia.pgr.mpf.gov.br/noticias/radio/spots/spot_eleicoes_compra_votos_feira.mp3
TV:
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!