Aspectos sobre a Copa da África – Domingues Jr.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em que aspectos a Copa da África deve ser lembrada? Pela superação das dificuldades, construção de estádios, esforço concentrado para que o continente africano finalmente pudesse receber um Mundial, são alguns pontos. Também pelo reconhecimento a Mandela, a luta que ainda persiste contra o racismo e as curiosidades e surpresas que marcaram a competição.
Por exemplo
A campeã é uma seleção que não havia vencido ainda. Pela primeira vez um time que perdeu o primeiro jogo conquistou a Copa. O craque do Mundial não esteve na final. O futebol de resultado baseado na retranca e marcação, perdeu feio para o futebol de resultado jogado para vencer.
Bem
Mas em muitos aspectos essa é uma Copa para ser esquecida. Ou, ao menos, servir para reflexão. A segurança apresentou falhas sérias. Os aeroportos não deram conta de atender bem as necessidades de turistas e jornalistas. A arbitragem escorregou praticamente em todos os jogos. Seleções tradicionais, que optaram por não se renovar, fracassaram vergonhosamente. Outras, como o Brasil, que optaram pela mesmice, também sentiram o peso de uma competição que não aceita erros. Sem falar na bola, nos gramados...
Lição
Algumas das deficiências do Mundial servem como referência para o Brasil, que pretende fazer em 2014 a melhor de todas as Copas. É claro que isso ainda é teoria. Na prática quase nada vem sendo feito. Aeroportos sucateados, obras paradas nos estádios, e uma incógnita sobre como ficará o futebol brasileiro. Será que ele volta a ser também o futebol da seleção?
É claro
Precisa voltar. Japão, Estados Unidos, Alemanha, México e a própria Espanha, são exemplos de seleções que virão com força em 2014. Itália e França não aceitarão mais o vexame como marca registrada. Nem a Inglaterra. Quer dizer, em campo, a Copa de 2014 tem mesmo tudo para ser a melhor da história. É preciso saber se o campo para isso estará em ordem. E como será a caminhada do Brasil até lá.
Enquanto isso
A Espanha vai curtir o novo status. Agora também é Campeã do Mundo. Merecidamente. Não perdeu nem tomou gols no mata-mata. Contra a Holanda apanhou mais que touro na arena e mesmo assim fez prevalecer um jogo que privilegiou a posse de bola, a leveza e um excelente padrão tático, aliado à técnica e habilidade. A começar pelo goleiro, El bejoquero, que garantiu a Iniesta e Cia. as condições para chegar ao topo. Olé! Com aplausos para Vicente Del Bosque, El comandante.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!